10 Benefícios da Cerveja Para a Saúde

Por:

Não está provado que a cerveja engorda, antes pelo contrário, são vários os benefícios da cerveja no organismo. Antes de lançar foguetes para o ar tenha calma: os benefícios da cerveja para a saúde são muitos mas só se esta for consumida com moderação (250 mililitros por dia, cerca de duas pequenas garrafas para o homem e uma para a mulher) e se for acompanhada de uma alimentação saudável (e de hábitos de vida saudáveis).

Ossos

A junção do teor de álcool e do silício da cerveja impede que o cálcio fuja do osso e ajuda na promoção da formação óssea. Segundo estudos, as pessoas que consomem um ou dois copos de cerveja por dia apresentam uma maior densidade óssea.

Sistema cardiovascular

Os benefícios da cerveja para a saúde não se ficam pelos ossos. Ela previne também o surgimento de doenças cardiovasculares. Como ela detém taxas de vitamina B6 altíssimas, a cerveja consegue ajudar a eliminar substâncias que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Colesterol

Os consumidores de cerveja preta têm aqui uma boa notícia: ela apresenta uma grama de fibra solúvel por cada garrafa. Estas fibras estão encarregues de baixar os níveis de colesterol LDL.

Alzheimer

Outro estudo nos EUA concluiu que os que bebem cerveja em moderação apresentam um risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças do género, se comparados aos que não bebem cerveja. 

Sistema imunológico

O consumo moderado de cerveja torna o organismo mais resistente a infeções pois aumenta a concentração de anticorpos, responsáveis pela defesa do sistema imunitário.

De acordo com um estudo japonês, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do lúpulo da cerveja são capazes de inibir a propagação do vírus respiratório, prevenindo pneumonias. 

Insónia

Quem tem problemas de insónias pode encontrar um amigo na cerveja dado o seu efeito sedativo. O lúpulo diminui a ação do sistema nervoso, fazendo a cama para o organismo ter uma noite tranquila. 

Problemas renais

O efeito diurético é outro dos principais poderes da cerveja. A cerveja pode reduzir em 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins, se bebida em moderação. 

Cabelo

A cerveja é incorporada em alguns cosméticos pois acredita-se que é benéfica também para o cabelo, funcionando como um condicionador natural de cabelo. Volume e brilho são os problemas que ajuda a resolver.

Pele

A cevada que dá origem à cerveja traz benefícios para a pele, ajudando na hidratação da pele e na regeneração celular devido à concentração de vitaminas B1, B3, E, ferro, fósforo, zinco e cobre.

Após treino

Para atletas a cerveja também pode ser benéfica. Uma quantidade moderada de cerveja após o exercício equivale a beber muita água, sendo que as altas propriedades hidratantes da cerveja levam os desportistas a consumirem a bebida. Assim pode-se recomendar o consumo desta bebida fermentada às pessoas maiores de idade que não tenham contraindicações (a evitar por quem sofre de hipertensão, diabetes, problemas pancreáticos e hepáticos).

Veja como fazer cerveja artesanal em sua casa.

Atualizado em 16/06/2015