Apesar dos milhões de candidatos existentes, conseguir um emprego online não é tão difícil como se pensa. Em caso de enfrentar dificuldades em encontrar emprego online, o candidato deve ter o cuidado de prestar atenção a alguns pormenores.
Investigar
Investigue sobre a empresa do anúncio na internet. Veja se é uma empresa real e de confiança. Muitos anúncios de emprego na internet não são reais, limitando-se a recolha de dados.
Atualizar o CV
Atualize o currículo e os seus dados constantemente. Alguns sites dão prioridade aos candidatos que atualizaram recentemente os seus dados. Pode até experimentar criar um currículo vídeo, para se divulgar e marcar pela diferença.
Perfil online
As empresas preferem muitas vezes procurar o candidato em vez de divulgar uma vaga e ser inundada de candidaturas. Nesse aspeto o perfil do LindedIn pode fazer a diferença. Preste atenção ao nome do seu e-mail que disponibiliza e ao que coloca em redes sociais como o Facebook, pois há sempre a hipótese de pesquisarem por si também por lá.
Portfolio
Criar um portfolio online com os trabalhos realizados dá uma imagem mais profissional do candidato. Para criar um portfolio, o candidato pode por exemplo fazer um blog.
Pesquisar
Quantas mais vezes pesquisar trabalho em sites de emprego e quanto mais cedo tomar conhecimento de uma vaga, mais rápida será a sua candidatura, e mais visível, relativamente à concorrência, que pode até nem chegar a tempo de se candidatar.
Registar
Registe-se nos melhores sites de emprego, preencha a informação detalhadamente e coloque alertas de propostas para a sua área.
Adaptar
Adapte a sua candidatura ao emprego em questão. Dê ênfase às características e às experiências que possui que vão de encontro ao desejado. Coloque-se no papel do empregador e tente ir ao encontro das suas necessidades.
Rever
Reveja a sua candidatura minuciosamente. Um erro ortográfico, um pequeno esquecimento do que foi pedido, ou uma má escolha de tipo de ficheiro podem ser o suficiente para o afastar de uma vaga.
Entrevistar
As entrevistas podem ser feitas à distância, por telefone ou por internet, com ferramentas como o Skype. Se pensa trabalhar no estrangeiro, não desperdice uma boa oportunidade, só por pensar que não pode deslocar-se à entrevista de emprego no estrangeiro.
Agradecer
Não se esqueça de agradecer pela oportunidade concedida, mesmo que não seja selecionado. Pode ter sido uma escolha suplente no processo de recrutamento e a primeira escolha pode mesmo desistir e deixar o lugar para si.