A passagem de ano é sempre um motivo de festa, festejando-se o réveillon como se não houvesse amanhã. Contudo, o amanhã existe e existem também alguns motivos para se estar triste com a chegada do ano novo.
Aumentos
Todos os anos existem novos aumentos de preços logo pelo início do ano. Os combustíveis aumentam, a eletricidade aumenta, o gás aumenta, os transportes aumentam, as rendas aumentam, a água aumenta, as telecomunicações aumentam, os impostos aumentam, etc. A lista parece não ter fim. Só os rendimentos não aumentam.
Objetivos
Fez resoluções de ano novo no início do ano e não as cumpriu? Pois é. O mais provável é cair no desânimo e nem sequer fazer novas resoluções para o ano que aí vem por causa disso mesmo. O nosso conselho é que não desista: veja como cumprir as resoluções de ano novo.
Recordações
O ano que está a acabar foi ótimo? De tal forma que lhe parece impossível o seguinte ser melhor? A partir daqui o ano que passa é apenas uma recordação (das boas, pelo menos).
Continuação
A passagem de ano é apenas um segundo. Tudo continua na mesma. Se o seu ano foi mau, pela ausência de alguma pessoa que perdeu, por exemplo, o ano que vem não mudará nada: tudo permanecerá igual.
Envelhecimento
Mais um ano significa mais uma ruga na testa, mais uma entrada ou branca no cabelo, mais uma dor nos ossos. Celebrar a passagem do ano corresponde a celebrar o envelhecimento e nunca o rejuvenescimento.
Não se deixe porém cair no pessimismo: existem motivos para se estar ansioso pelo ano novo. E se toda a gente celebra a passagem de ano por que razão não deve você celebrar também?