As causas de tensão baixa ou hipotensão arterial são variadas. Ao contrário da hipertensão, a hipotensão não é considerada uma doença. Quando ela desce rapidamente é que é encarada como um problema de saúde.
É designada de tensão arterial baixa aquela que é inferior a 100 / 60 mmHg nas mulheres e a 110 / 70 mmHg nos homens, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Saiba qual é a pressão arterial normal.
Hereditária
A tensão baixa pode ser hereditária. É chamada de hipotensão essencial ou hipotensão primária e afeta sobretudo as mulheres magras e jovens. Ela pode até proteger contra enfartes e doenças cerebrais.
Fármacos
Outra causa da tensão baixa pode estar nos medicamentos tomados. Os fármacos contra depressões, insónias e ansiedade, os medicamentos diuréticos e os medicamentos antihipertónicos podem originar hipotensão.
Gravidez
A hipotensão ocorre com frequência na gravidez. O sistema circulatório de uma mulher expande-se velozmente na gravidez, causando a descida da pressão arterial.
Insolação
O calor em excesso pode provocar o estado de hipotensão.
Desidratação
A fraca ingestão de líquidos, a má alimentação e o largo tempo sem comer nada podem causar tensão baixa.
Desporto
Quem faz exercício físico com regularidade tem tendência a apresentar pressão arterial baixa e um ritmo cardíaco mais lento.
Mudança de posição
As pessoas que passam muito numa posição e de repente mudam de posição costumam sentir tonturas e a visão desfocada. É a chamada hipotensão postural.
Sintomas
Os sintomas da tensão baixa podem ser:
- Tonturas
- Sonolência
- Cansaço
- Incapacidade de se manter em pé
- Sensação de desmaio
- Náusea
- Distúrbios de concentração
- Visão ofuscada
- Suores frios
- Pele húmida e pálida
- Coração acelerado
- Sede
Tratamento
O tratamento para a tensão baixa passa pela identificação e eliminação da causa da hipotensão. Existem alguns truques para tentar combater a hipotensão, como beber mais água e comer com mais regularidade.