Para detonar e melhorar a memória pode recorrer a simples truques.
Olhar para a natureza
Caminhar no seio da natureza é benéfico para o bem estar e concentração mas olhar simplesmente para a natureza, quer pela janela ou para fotografias, ajuda a desobstruir a mente e a ganhar espaço para o armazenamento da memória e para o processamento desta.
Abrir a janela contribui também para desentupir a mente, a não ser que haja muito ruído lá fora, claro.
Dormir bem
O método mais fácil de melhorar a memória é dar o merecido descanso ao cérebro, com umas boas noites de sono. Evite tomar comprimidos para dormir sem orientação médica.
Descansar
Tal como as noites em claro pesam no processo cognitivo e na consolidação de memórias do dia, é fundamental também tirar férias e aproveitar os fins de semana, desligando do trabalho, preocupações, stress e ansiedade.
Escrever
Aponte as tarefas do dia ou escreva as suas memórias. Ao rabiscar algo está a interiorizar o mesmo mais rapidamente e eficazmente.
Falar para si
Ler e escrever é repetir a informação. Falar também o é. Se disser para si próprio o que precisa de fazer ou lembrar, estará a treinar a memória e melhorar a sua resposta.
Desenhar
Para melhorar a memória visual pode olhar para uma imagem durante algum tempo, tentando depois desenhar a mesma (nem que seja mentalmente) sem olhar para ela.
O truque funciona com diferentes tipos de objetos, cores e formas. Feche os olhos para ajudar a concentrar-se.
Coordenar
Coordene posições, cheiros ou movimentos. Estude algo numa determinada posição e quando tiver de discorrer sobre isso faça-o na mesma posição. O truque funciona do mesmo jeito se utilizar um determinado cheiro na hora de assimilação e na hora de explicação ou se fechar a mão direita em punho no primeiro momento e fechar a esquerda no segundo.