Um aluno finalista é um vencedor. Ele chegou ao final do seu curso e prepara-se para atacar o mundo com o seu canudo e a sua determinação. Porém, por mais vontade que tenha, as coisas não são assim tão fáceis para um finalista, pelo que não lhe custa nada ler e ficar com algumas dicas.
Caprichar no currículo
Entre as várias dicas para finalistas está desde logo a criação de um currículo exemplar que dê uma boa impressão do candidato. Um currículo é um diário pessoal que vai sendo escrito ao longo dos tempos, devendo ser atualizado e melhorado com frequência. Se o finalista conseguir escrever um currículo atrativo (ou até fazer um bom currículo vídeo), ele poderá ser chamado para entrevista.
Alargar a rede de contactos
Um finalista deve guardar os contactos dos seus colegas e professores para eventuais necessidades futuras. Acima de tudo, ele deve dar a conhecer ao mundo da internet que está disponível para trabalhar, colocando o seu currículo à disposição, assim como deve criar contas em sites como o LinkedIn, para divulgar as suas competências.
Pedir referências
Os professores, orientadores de estágio ou antigos patrões podem dar uma pequena ajuda ao finalista, escrevendo-lhe uma simples carta de recomendação, a juntar às candidaturas de emprego.
Escrever cartas
Em muitas ofertas de emprego são pedidas cartas de motivação e de apresentação. Estes complementos ao currículo devem ser bem estruturados e elaborados.
Preparar entrevista
Uma vez conseguida uma entrevista de emprego, é altura de treinar para a mesma. Prepare-se para as perguntas de entrevista de emprego mais comuns e veja como se comportar numa entrevista, evitando todo o tipo de erros possíveis.
Seguir a paixão
Existem muitos tipos de trabalhos mas o finalista só tem uma vida. Um finalista (ou qualquer pessoa nos dias de hoje) não se pode dar ao luxo de recusar uma oportunidade de trabalho por não ser do seu agrado, mas ele pode sempre começar por pesquisar oportunidades de emprego que sejam do seu gosto. Para se ser um bom trabalhador é preciso gostar daquilo que se faz. Ao enveredar por um trilho de carreira do seu gosto, o finalista pode estar descansado quanto à sua realização profissional no futuro.
Tirar cursos
Um finalista pode ter pressa de entrar no mercado de trabalho mas perante todo o tempo em que ele está parado, sem conseguir encontrar um emprego, ele pode aproveitar para melhorar o seu currículo, apostando em formação extra.
Ter calma
A carreira que se espera ter pode demorar muito a chegar. Na vida profissional podem-se tomar caminhos longos até se atingir o local desejado. A dica final para finalistas é ter paciência, pois um emprego (ou o emprego ideal) pode chegar quando menos se espera. O importante é não desistir e manter sempre um pensamento e uma atitude positiva.