Os Bancos Alimentares Contra a Fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que visam lutar contra fome e contra o desperdício, procurando garantir a saúde e o bem-estar das famílias carenciadas.
Bancos Alimentares Conra a Fome em Portugal
Os bancos alimentares estão presentes em quase todas as cidades de Portugal, actuando fundamentalmente nas áreas de:
- alimentação,
- vestuário,
- alojamento,
- assistência médica
- serviços sociais necessários, ajudando famílias carenciadas ou outras instituições de solidariedade.
De acordo com as necessidades de cada família as ajudas alimentares são efectuadas por:
- cabazes de produtos alimentares entregues às famílias,
- refeições confeccionadas: servidas nos centros de acolhimento distribuídas na rua aos sem abrigo entregues ao domicílio.
Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome
A entidade que coordena as acções dos Bancos Alimentares é a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que também disponibiliza informação e meios materiais, representa as instituições junto dos poderes públicos, das empresas nacionais e de organizações internacionais, e efectua, em Portugal, a distribuição dos donativos.
O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome, criado Portugal, foi em 1992 com a abertura do Banco Alimentar Contra a Fome em Lisboa. Depois foram expandindo as instituições para outras cidades em Portugal, como no Porto.
Pode-se ter acesso a todas as informações sobre a instituição, a acções promovidas, assim como as entidades que apoiam, os mapas e os contactos dos vários bancos alimentares em Portugal através do site oficial do Banco Alimentar Contra Fome .