Como Assinar um Documento com o Cartão de Cidadão

Por:

Para assinar documentos com o Cartão de Cidadão necessita de:

Procedimento

  • Instale a aplicação informática e ligue o leitor do Cartão de Cidadão ao seu computador.
  • Escreva e guarde o documento que pretende assinar.
  • Insira o Cartão de Cidadão no leitor.
  • Selecione o certificado de assinatura.
  • Digite o seu código pin de assinatura.
  • Confirme a aposição do certificado de assinatura no documento.
  • Se fizer qualquer alteração ao documento, a assinatura é anulada e terá de voltar a repetir o processo de assinatura inteiro.

Assinatura de Documentos

No Microsoft Word 2007, depois de redigir e guardar o seu documento, clique no botão do Office > Preparar > Adicionar uma assinatura digital.

Inteire-se que o certificado escolhido é o de “Assinatura Digital”, caso contrário clique em Alterar. Clique em Assinar.

Insira o seu código PIN de Assinatura e clique em OK.

O documento é assinado. Pode verificar a assinatura no ícone de assinatura na barra de estado.

No Microsoft Word 2010, após redigir e guardar o documento, clique em Ficheiro > Informações > Proteger Documento > Adicionar uma assinatura digital. Siga os restantes passos acima enunciados.

A assinatura digital qualificada é um mecanismo que permite ao titular de um Cartão de Cidadão assumir a autoria de um documento, assinado com a chave pessoal presente no seu Cartão de Cidadão. A entidade que recebe o documento pode depois verificar a assinatura digital do cidadão.

A autenticação e assinatura eletrónica qualificada possibilitam ainda realizar serviços online como alterar a morada, pedir certidões online (como a certidão de nascimento) ou o Cartão Jovem.

Atualizado em 20/04/2016