Para assinar documentos com o Cartão de Cidadão necessita de:
- Cartão de Cidadão;
- Leitor do Cartão do Cidadão;
- Computador com porta USB;
- Software para utilização cartão de cidadão.
Procedimento
- Instale a aplicação informática e ligue o leitor do Cartão de Cidadão ao seu computador.
- Escreva e guarde o documento que pretende assinar.
- Insira o Cartão de Cidadão no leitor.
- Selecione o certificado de assinatura.
- Digite o seu código pin de assinatura.
- Confirme a aposição do certificado de assinatura no documento.
- Se fizer qualquer alteração ao documento, a assinatura é anulada e terá de voltar a repetir o processo de assinatura inteiro.
Assinatura de Documentos
No Microsoft Word 2007, depois de redigir e guardar o seu documento, clique no botão do Office > Preparar > Adicionar uma assinatura digital.
Inteire-se que o certificado escolhido é o de “Assinatura Digital”, caso contrário clique em Alterar. Clique em Assinar.
Insira o seu código PIN de Assinatura e clique em OK.
O documento é assinado. Pode verificar a assinatura no ícone de assinatura na barra de estado.
No Microsoft Word 2010, após redigir e guardar o documento, clique em Ficheiro > Informações > Proteger Documento > Adicionar uma assinatura digital. Siga os restantes passos acima enunciados.
A assinatura digital qualificada é um mecanismo que permite ao titular de um Cartão de Cidadão assumir a autoria de um documento, assinado com a chave pessoal presente no seu Cartão de Cidadão. A entidade que recebe o documento pode depois verificar a assinatura digital do cidadão.
A autenticação e assinatura eletrónica qualificada possibilitam ainda realizar serviços online como alterar a morada, pedir certidões online (como a certidão de nascimento) ou o Cartão Jovem.