Enquanto alguns homens querem ver-se sempre livres da barba, outros desejam fazer a barba crescer mais rápido, para apostarem num novo visual.
Não existe nenhuma solução milagrosa para fazer a barba crescer rapidamente, já que a questão é genética e hormonal, mas pode sempre tentar seguir algumas dicas para a barba crescer corretamente.
- É crença popular (desmentida por dermatologistas) que se deve fazer a barba diariamente com lâmina para esta crescer mais rápido, mas se sua intenção é deixar a barba crescer sem falhas, a primeira coisa a fazer é mesmo não se barbear, permitindo que ela cresça livremente.
- Escolha o estilo da sua barba, seja cheia, espessa, mínima, etc. e vá modelando-a de acordo com seu rosto, à medida que esta cresce.
- Apare constantemente a barba, lave-a e acondicione-a todos os dias, para deixá-la limpa, suave e para ela crescer corretamente. Veja aqui como aparar a barba.
- Coma e descanse bem. Beba bastante água. Abuse dos vegetais e das proteínas (peixes, ovos, feijão) e afaste-se do stress.
- Consulte um dermatologista. Este poderá ajudar a completar a sua dieta com suplementos de vitaminas e minerais específicos para melhorar o crescimento, ou então aconselhar sobre algum tratamento hormonal.
- Seja firme no seu propósito. Aguente a comichão e resista a cortar a barba. Eventualmente os pelos do seu rosto irão ficar mais macios e ficará com a barba tão desejada.
Razões para deixar a barba crescer
- Protege contra o sol e o envelhecimento da pele.
- Ajuda a combater tosses e gripes.
- Alivia a asma.
- Não irrita e corta a pele, suavizando-a em vez.
- Economiza tempo.
- Dá um ar respeitável e atraente.
- Permite alterar o visual.
Em novembro deve deixar crescer a barba, segundo o movimento No-Shave November, ou o Movember Portugal.
Barba e o seu significado
Ao longo história, a barba adotou vários significados, consoante a cultura, religião e o lugar do mundo.
- No antigo Egito, os nobres usavam a barba como sinal de poder, riqueza e estatuto. Alguns faraós usavam barba postiça como sinónimo de divindade.
- Na Grécia clássica era usado pelos filósofos como símbolo de sabedoria.
- Na Roma antiga, os senadores ostentavam a barba como sinal de poder político.
- Nos anos 70 simbolizou rebeldia e irreverência, tal como o uso dos cabelos compridos.
- Virilidade, excentricidade ou mesmo preguiça são outros significados associados.
Foto de Xeriff.