Defender uma tese é um termo enganador. Você não é nenhum criminoso. Pelo contrário: você está a ajudar a humanidade com a sua investigação. Assim, chegada a hora de apresentar uma tese, é altura de impressionar e brilhar, para colher os louros.
Antes de apresentar uma tese
- Para se habituar a defender uma tese, nada melhor do que assistir a defesas de teses. Veja o que faria melhor se estivesse no lugar daquela pessoa e o que deve ser evitado. Esteja atento às perguntas colocadas e à forma de apresentação.
- Faça uma apresentação PowerPoint objetiva, com slide de abertura de apresentação ao tema/título da tese, com descrição dos objetivos e hipóteses, enquadramento teórico, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões obtidas. Controle bem o tempo da apresentação. Corte no número de slides, se necessário.
- Treine a sua apresentação da tese ao espelho ou com uma câmara a gravar. Apresente para os amigos e pergunte-lhes se está a ser claro ou se deve mudar algo, como a ordem da informação.
- Tente saber o conteúdo da tese de uma ponta à outra, estudando bem as fontes mencionadas, os pontos de vista e as opções metodológicas adotadas.
- Antecipe algumas perguntas que lhe possam ser colocadas (tenha em conta os membros do júri e as suas áreas de especialidade).
- No dia da apresentação escolha uma roupa formal mas confortável (que permita transpiração sem se notar). Evite bebidas alcoólicas e gaseificadas.
Durante a apresentação
- No dia D, de defesa, mantenha a postura direita e olhe diretamente para o júri e para a plateia. Veja como começar uma apresentação.
- Demonstre segurança e convicção no que está a dizer, com uma boa dose de energia e de emoção no discurso. Fale num tom alto, mas pausadamente.
- Desligue o screensaver e mostre os slides em ecrã completo.
- Mantenha a apresentação objetiva e sucinta. Verifique se está a ser bem ouvido e entendido. Tenha o cuidado de evitar os erros comuns numa apresentação.
- Encaminhe o júri para as hipóteses e por fim para as conclusões.
- Conclua a apresentação relacionando as teorias, os objetivos e os resultados.
Defender a tese
- Repita as perguntas na sua cabeça ou no início da sua resposta (“A pergunta é…é uma boa questão...), ou peça para repetir as perguntas para ter a certeza que vai responder à pergunta certa. Recorra a slides se necessário.
- Encare a defesa da tese como uma praxe de iniciação. Não está a defender o seu emprego, a sua vida, ou o programa de uma campanha política, apenas algumas ideias, que depois de contestadas passarão a tese.
- Ninguém é senhor da verdade, por mais conhecimentos que o júri tenha, ele está apenas a trazer novos pontos de vista às suas teorias. Para lidar com a uma nova contribuição, pode agradecer a ideia e dizer que a terá em consideração.