Para mudar de operador e manter o mesmo número deve deslocar-se a uma loja do novo operador, que fica responsável por todo o processo de mudança. Pode também descarregar /preencher o formulário de pedido de mudança online e enviar juntamente com os documentos pedidos pelo novo operador por correio.
Prazo de mudança
Para números móveis o prazo da mudança de operadora é de 3 dias úteis, desde o pedido de alteração, exceto se tiver requerido um prazo maior. O atraso na mudança de operadora implica o pagamento de 2,5€ por número e por dia de atraso ao cliente.
Para mudar de operador de telefone fixo e números não geográficos (começados por 6,7 e 8) tem de esperar no mínimo 2 dias úteis, não existindo um prazo máximo a cumprir pela operadora (a não ser que se comprometa a tal).
Preço da mudança
Regra geral, para mudar de operadora não tem de pagar nada. Preste atenção porém ao contrato que estabeleceu com a antiga operadora, pois se estiver ainda dentro do período de fidelização pode ter de pagar as mensalidades em falta até ao fim do período de fidelização. Nesse caso deve confirmar com a operadora o preço exato a pagar.