Seja para organizar um piquenique infantil, com amigos, ou um piquenique romântico a dois, é sempre necessário ter alguns cuidados.
- Escolha um local para o piquenique que seja agradável, que ofereça boas condições (muito espaço, sombra, mesas, caixotes de lixo, grelhadores, casas de banho, acessos, estacionamento, etc.). Ao pé do rio, do mar, da montanha, no campo, no parque, a escolha é sua.
- Consulte as previsões meteorológicas para saber se o dia pensado para o piquenique é o ideal ou não.
- Elabore uma lista dos participantes e atribua a cada um a responsabilidade de levar algum item, para não correr o risco de haver repetições. Outra opção é comprar comida e bebida a gosto de todos e dividir no final a conta entre os presentes.
- Escolha alimentos frescos e prepare-os em casa. Se quiser levar bolos, escolha bolos sem cobertura ou recheio. Evite também os molhos como maionese. Opte por porções individuais, de consumo rápido (sandes e fruta por exemplo). Pode fazer o transporte numa sacola térmica e levar a água congelada para ajudar a conservar as bebidas (mantendo-se assim também a água fresca para refrescar). É essencial que leve comida e bebida suficiente para todos: meio litro de água por pessoa é uma medida de cálculo.
- Por uma questão prática, leve louça de plástico descartável. A toalha, a cesta, o repelente, o protetor solar e as almofadas são outros objetos fundamentais para levar num piquenique. Não se esqueça dos brinquedos e jogos para as crianças e de preparar atividades para o piquenique.
- Leve roupa e sapatos de conforto. Nada de roupa apertada. Calções, t-shirt de cores claras e chinelos são o mais indicado para um piquenique. Não se esqueça de um boné ou chapéu e de levar um casaco para eventuais mudanças de tempo.
- Respeite a separação de materiais recicláveis, se houver lixeiras nos parques. Por precaução, deve sempre levar sacos plásticos consigo para recolher todo o lixo gerado no seu piquenique.