O Dia do Trabalhador, assinalado a 1 de maio, é uma data comemorada em larga escala em todo o mundo e um feriado nacional em Portugal. Também é conhecido como Dia do Trabalho.
Dia do Trabalhador 2015
Em 2015 o dia do Trabalhador é numa sexta-feira.
Embora nem todos os países o comemorem no dia 1 de maio, o Dia do Trabalhador é considerado uma data histórica e importante para dezenas de países, que celebram assim os direitos alcançados com esforço pelos trabalhadores.
Dia do Trabalhador em Portugal
O Dia do Trabalhador só começou a ser celebrado em Portugal de forma consistente - e como feriado - a partir de 1974, depois da revolução do 25 de abril, e hoje é uma data importante para os portugueses. Comícios, festas e outras atividades de cariz político são frequentes em todo o país no dia 1 de maio, Dia do Trabalhador.
Dia do Trabalhador nos Estados Unidos
O Dia do Trabalhador começou a ser comemorado nos Estados Unidos da América, no dia 1 de maio de 1886. Nessa altura, mais de meio milhão de trabalhadores saíram às ruas em Chicago, numa manifestação pacífica que exigia a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. O resultado foi uma ação policial que acabou por ferir e matar dezenas de operários. Nasciam assim as primeiras ideias para a comemoração do Dia do Trabalhador.
A 5 de maio do mesmo ano teve lugar outra manifestação, com novos feridos e vários detidos. O incidente não passou despercebido à opinião pública, que repudiou a ação do governo, entidades patronais e forças policiais. Foi apenas no Congresso Operário Internacional em 1889, em Paris, no entanto, que foi decretado o dia 1º de maio como Dia internacional do Trabalhador.
Veja também: