O Eclipse Lunar é um fenómeno que ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projectando a sua sombra sobre o satélite. Este tipo de eclipses ocorre quando a Lua está na sua fase cheia uma vez que é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua, ou seja, quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.
No entanto, nem sempre nestas ocasiões ocorrem eclipses, uma vez que o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita que a Terra realiza ao redor do Sol. Assim, o eclipse ocorre sempre que a fase de Lua cheia coincide com a passagem da Lua pelo plano da órbita da Terra.
Mesmo que o eclipse seja total, isso não significa que a Lua desaparece completamente na sombra da Terra. Pode é assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada.
Na escala criada pelo astrónomo francês Danjon, é possível percebermos o coeficiente de brilho apresentado pela Lua na fase da totalidade. É uma escala que vai de zero a quatro em que os menores valores correspondem a um eclipse muito escuro e o maior valor ao eclipse claro, em que a Lua se apresenta vermelha ou alaranjada, com a borda da sombra brilhante.
Os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.