Estudar no estrangeiro é uma mais-valia na formação e uma experiência única, que pode fazer a diferença numa candidatura de emprego. Para quem equaciona estudar no estrangeiro, ficam de seguida informações sobre esta matéria, desde programas existentes a bolsas de estudo e links úteis.
Ensino Secundário no Estrangeiro
Estudar no ensino obrigatório ou secundário no espaço comunitário é uma realidade bastante facilitada, com a livre circulação de pessoas neste espaço. Fora da comunidade, o estudante português já é obrigado a cumprir requisitos de entrada no país desejado para aí poder permanecer, sendo submetido às mesmas exigências que um cidadão natural desse Estado para receber aulas numa escola secundária.
O aluno pode ainda frequentar um curso de Baccalaureate International, uma formação internacional equivalente ao ensino secundário que pode ser terminada em qualquer país.
O jovem interessado em fazer a sua formação no estrangeiro deve consultar o psicólogo ou Unidade de Inserção na Vida Ativa da sua escola.
UWC
A UWC compreende escolas secundárias espalhadas pelo mundo. Na maioria delas leciona-se o Baccalaureate International, com a duração de 2 anos e equivalência ao secundário. São aceites candidaturas de jovens entre os 16 e os 18 anos.
AFS
O jovem entre 15 e 18 anos, que tenha bom aproveitamento escolar, pode participar no programa AFS, uma experiência de intercâmbio em que o participante vive durante um trimestre ou um ano noutro país, com uma família de acolhimento voluntária, estudando numa escola secundária.
COMENIUS
O Programa COMENIUS visa melhorar a qualidade da educação, aglomerando escolas desde o ensino pré-escolar até ao secundário
Ensino Superior
Estudar fora de Portugal no ensino superior é usualmente feito através de uma formação parcial, correspondente a um ano ou a um semestre, através de programas de mobilidade de estudo, como o programa ERASMUS. O estudante interessado deve contactar o departamento de relações internacionais da sua universidade.
Os jovens sem vaga no ensino superior público português podem optar por se candidatarem a um curso no estrangeiro. Esta decisão deve ser antecipada, já que pode implicar o preenchimento de pré-requisitos na instituição de ensino internacional desejada.
ERASMUS
Este extenso programa de mobilidade ERASMUS apoia projetos estabelecidos entre a Europa e países terceiros, podendo incluir mesmo estágios de fim de curso no estrangeiro.
GRUNDTVIG
O GRUNDTVIG dirige-se às necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos do ensino superior.
Leonardo da Vinci
Este programa Da Vinci oferece bolsas de participação e destina-se normalmente a recém-licenciados, professores, formadores e ativos.
Bolsas
Para aliviar o esforço financeiro que constitui o estudo no estrangeiro, o estudante pode tentar o acesso a bolsas de estudo. Estas podem ser atribuídas pelo Estado (pelas notas e situação económica do aluno), ou por entidades municipais, públicas ou privadas. Em todo o caso o aluno deve candidatar-se à mesma com bastante antecedência. Alguns exemplos de instituições que atribuem bolsas de estudo:
- Instituto Camões
- Fundação para a Ciência e a Tecnologia
- Instituto Internacional de Educação
- Fundação Calouste Gulbenkian
- American Club of Lisbon
- Fundação Luso Americana
- Fundação Rotary
Há ainda países que atribuem bolsas de estudo a cidadãos portugueses através das suas embaixadas.
Links úteis
Portal Estudar na Europa
Portal com informação sobre a oferta de cursos nas instituições europeias de Ensino Superior, os procedimentos de admissão, as despesas envolvidas, a disponibilidade de bolsas de estudo, entre outros.
Europe Direct
Este site informa sobre os direitos dos cidadãos europeus em qualquer país da EU, dando conselhos práticos a quem vive, estuda, trabalha e circula nestes países.
Portal Europeu da Juventude
Neste site é possível descobre as oportunidades de estudo existentes em toda a Europa, assim como encontrar muita informação importante.
Education First
A EF é a maior empresa privada de educação do mundo, que possibilita aprender uma língua no estrangeiro e a realização de estágios profissionais.
NARIC
A NARIC é uma rede de centros europeus de informação e reconhecimento académico.
Portal das Comunidades Portuguesas
Este portal presta informação útil a quem deseja trabalhar, para minorar as suas despesas de estudo, assim como informa dos cuidados a ter antes de viajar para outro país.
Youth on the Move
O Youth on the Move tende a melhorar a educação dos jovens e a empregabilidade destes.
Infomobil
No InfoMobil pode ser encontrada uma grande variedade de informação útil sobre a mobilidade dos jovens.
Etudiant de Paris
O Étudiant de Paris é um serviço de acolhimento de estudantes em Paris.
DGIDC
No DGIDC encontra algumas escolas portuguesas no estrangeiro.