Explicações: Ter ou Não Ter?

Se está em dúvida entre colocar o seu filho em explicações ou não, considere as vantagens e as desvantagens de ter explicações, em centros de estudos ou em explicadores particulares.

Vantagens das Explicações

Começando pelo lado positivo, eis as vantagens de ter explicações.

Apoio na aprendizagem

O principal benefício de ter explicações está no acompanhamento mais próximo no estudo. Uma ajuda mais próxima pode ser suficiente para melhorar o desempenho escolar do seu filho. Ás vezes basta um pequeno empurrão para se fazerem grandes progressos.

Resolução de dúvidas

O explicador resolve na hora as dúvidas do aluno. Este por timidez pode não fazer as questões devidas aos seus professores e permanecer em erro.

Motivação

Com explicações, o aluno pode sentir-se mais confiante nas suas capacidades e mais motivado para estudar.

Complemento

As explicações são um complemento ao estudo. O aluno pode nem precisar de um explicador, mas fazer mais exercícios e explorar mais a matéria ajuda a ter melhores conhecimentos.

Flexibilidade

As explicações são normalmente adaptadas aos horários dos alunos, assim como ao seu nível de conhecimentos/progresso na matéria letiva.

Desvantagens das Explicações

As explicações têm também algumas desvantagens a considerar.

Custo

Receber explicações pessoais tem o seu custo (de tempo e de dinheiro). É mais uma despesa no ensino (já de si caro) a pesar ao fim do mês.

Deslocações

Podem ser necessárias deslocações para um centro de explicações ou para um explicador distante da residência.

Relaxamento

Ao saber que tem alguém que o ajude posteriormente, o aluno pode desleixar-se nas aulas, acabando por não se aplicar como deveria.

Diferenças

Há sempre a hipótese das diferenças de ensinamentos entre o professor e o explicador poderem causar alguma confusão ao aluno.

Exclusão

Ter explicações pode não ser muito bem encarado pelos colegas de turma do aluno, sentindo-se este excluído por eles em algum momento.   

Atualizado em 27/02/2015