Em 2016, as Festas do Senhor de Matosinhos, festas do concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, decorrem entre 6 e 29 de maio.
Feriado Municipal em Matosinhos
Em 2016 o feriado municipal de Matosinhos é celebrado a 17 de maio. O feriado municipal de Matosinhos celebra-se sempre a uma terça-feira, 51 dias após a Páscoa, prolongando-se a feira por três semanas de festividades religiosas e atividades lúdicas, culturais e desportivas. A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos é um dos locais centrais da festa. Os altares da igreja são decorados com flores e as ruas da cidade são iluminadas com luzes artísticas.
Divertimentos, concertos, tasquinhas regionais e barraquinhas são algumas das atrações da festa que recebe a visita de milhares de visitantes. A FAMA (Feira de Artesanato de Matosinhos) é outra das atrações das Festas do Senhor de Matosinhos, estando instalada na Avenida Dom Afonso Henriques, próximo à Câmara Municipal de Matosinhos. A Feira de Artesanato conta com centenas de stands e de artesãos de todo o país.
Data do Senhor de Matosinhos 2016
O Feriado Municipal de Matosinhos acontece no dia 17 de maio, terça-feira. Neste dia decorre a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, na Igreja Matriz, a partir das 11h. As festas realizam-se de 6 a 29 de maio 2016.
Horário da Feira de Artesanato do Senhor de Matosinhos e Programa
A feira do artesanato começa num sábado, dia 7 de maio, às 15 horas.
O horário de funcionamento da feira de artesanato é de segunda a sexta-feira das 16h às 24h. Aos sábados, domingos e feriados está aberta das 14h às 24h, até dia 29 maio.
Consulte o programa das festas do Senhor de Matosinhos 2016.
Lenda do Senhor de Matosinhos
Diz a lenda que Nicodemos, personagem descrita na bíblia no evangelho de João, esculpiu uma imagem de Jesus após ter assistido aos últimos momentos da vida de Cristo. Na imagem que Nicodemos esculpiu oca, ele teria escondido os instrumentos da Paixão para evitar que fossem destruídos durante a perseguição aos cristãos.
Tendo lançado a imagem ao mar na Judeia, esta terá vindo dar à praia de Matosinhos, onde os habitantes de Bouças a recolheram e lhe ergueram um templo. Anos mais tarde, um braço que faltava à imagem foi reunido à mesma depois de ter sido recolhido, sem querer, como lenha na praia.
Segundo a lenda, a filha muda da senhora que descobriu o braço na praia falou pela primeira vez, por milagre, dizendo à mãe que não poderia queimar aquele pedaço de madeira (que teimava em saltar para fora da lareira) por tratar-se do braço do Senhor de Bouças. Já no século XVI o Senhor das Bouças passou a ser conhecido como Senhor de Matosinhos quando foi mudado para uma igreja em Matosinhos construída em sua honra.