Fique a conhecer aqui os fornecedores de eletricidade que poderá contratar em Portugal.
Desde 1 de janeiro de 2013 que foram extintas as tarifas reguladas de eletricidade e gás, dando lugar ao mercado liberalizado. Os diferentes fornecedores de eletricidade têm propostas e preços diferentes, com descontos de adesão que podem chegar aos 10% na fatura final da eletricidade, e ofertas conjuntas de eletricidade e gás.
Fique a saber o que muda e quais os fornecedores de eletricidade existentes no mercado, e descubra as opções mais vantajosas para os seus consumos energéticos.
Lista de Fornecedores de Eletricidade
Confira os fornecedores de eletricidade mais baratos em Portugal.
Diferenças entre Mercado Regulado e Mercado Liberalizado
No mercado regulado, os preços praticados pela EDP são fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que regula o setor. Esses preços não acompanham as variações dos diferentes fatores que fazem parte do custo da eletricidade, tais como o preço dos combustíveis ou os subsídios atribuídos pelo Estado.
À luz do mercado liberalizado, são os fornecedores que ditam os preços praticados, que podem sofrer oscilações ao longo do ano, consoante a conjuntura internacional.
Simulador de Preços de Eletricidade
Para saber qual o fornecedor de eletricidade mais indicado para os seus consumos e quanto irá pagar, a ERSE disponibiliza um simulador de preços de eletricidade. Ao inserir os dados da sua fatura, este simulador irá orientá-lo na escolha do fornecedor, com base nas informações personalizadas dos históricos de consumo elétrico. Assim, ficará a saber qual a entidade que lhe oferece os preços mais reduzidos, ajustados ao seu caso.
Como Mudar de Fornecedor de Eletricidade
O processo de mudança de fornecedor é bastante simples, bastando para isso que o consumidor contacte a entidade comercializadora que, de forma gratuita, trata de todos os procedimentos e agiliza o processo de mudança, notificando, inclusivamente, o anterior fornecedor. Uma das mais-valias destes contratos é o fato de não existir fidelização, ou seja, se não estiver satisfeito, pode voltar a mudar de fornecedor de eletricidade.
Ao mudar de fornecedor, não terá de substituir o contador, uma vez que este é propriedade do distribuidor e não de quem comercializa.
Antes de optar por um novo fornecedor de eletricidade, informe-se previamente sobre os preços e descontos (e a evolução dos mesmos ao longo do tempo), as formas de pagamento, a periodicidade de faturação e as formas de rescisão de contrato.