A Lagoa das Sete Cidades, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é um complexo vulcânico das Sete Cidades, localizado na Ilha de São Miguel, nos Açores. É o maior lago de água doce sito nos Açores, sendo constituída por duas lagoas, uma azul e outra verde.
Características da Lagoa das Sete Cidades
A Lagoa das Sete Cidades tem um comprimento de 4,2 km e uma profundidade de 33 metros. Ela está classificada como Paisagem Protegida.
Lenda da Lagoa das Sete Cidades
Reza a história que neste local existia um reino, habitada por uma bela e jovem Princesa Antília, de lindos olhos azuis que se apaixonou por um pastor de olhos verdes, durante um dos seus passeios. Eles encontravam-se várias vezes à sombra de uma velha árvore desde o dia que se cruzaram. Quando o Rei descobriu a paixão dos dois, colocou-se logo contra esta e impediu que a filha se encontrasse com o pastor pois tencionava casa-la com o Príncipe do reino vizinho.
Durante o ultimo encontro dos dois, eles choraram tanto, por causa do triste destino, que das lágrimas da princesa se formou o lago azul e das lágrimas do pastor se formou o lago verde.
Embora os dois tenham sido separados, as suas tristes lágrimas ficaram para sempre marcadas na Lagoa das Sete Cidades.
Consulte a lista das 7 Maravilhas Naturais de Portugal 2010.