Os Médicos Sem Fronteiras são uma organização médica humanitária internacional, independente, criada em 1971 por médicos e jornalistas, em França. Os seus objectivos principais passam por levar ajuda médica às pessoas mais necessitadas e fazer chegar ao conhecimento público as situações de carência das populações de diversos países dos cinco continentes.
Atuação
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras decorre em situações de conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas.
Atuam também na assistência materno infantil, em campanhas de vacinação, no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças como a tuberculose, a malária e HIV, em atendimento aos feridos de guerra, a vítimas de violência sexual e na distribuição de alimentos.
Médicos Sem Fronteiras no Mundo
Os Médicos Sem Fronteiras realizam o treino dos profissionais que cooperam com a organização, que, neste momento são mais de 26 mil, espalhados por 70 países, principalmente no Terceiro Mundo.
Sempre que há necessidade de ajuda, a organização analisa a situação e, se for o caso, poderá atuar entre 48 e 72 horas após identificado o problema. Desta forma, são fundamentais os quatro centros de logística na Europa e no Leste de África e os stocks de equipamento na América Central e no Leste da Ásia.
Site oficial Médicos Sem Fronteiras.