Enquanto a maioria das pessoas começa a pensar num Natal tipicamente familiar, há quem procure os melhores destinos de Natal.
Se este é o seu caso, e se, para si, o Natal também é sinónimo de férias em Portugal ou no estrangeiro, partilhamos consigo os melhores destinos para um Natal mágico, ainda que, nalguns casos, possa ser muito pouco tradicional.
Melhores Destinos para Viajar no Natal
Lapónia
Para quem quer viver a verdadeira experiência natalícia e conhecer de perto a aldeia do Natal, nada melhor que deslocar-se até à Lapónia, na Finlândia. É lá que poderá conhecer o Pai Natal (ou a sua versão mais autêntica) e a respetiva fábrica de brinquedos, andar de trenó puxado a renas, brincar na neve, desfrutar de deslumbrantes paisagens ou ainda passar a noite num iglu. Este é um dos destinos que mais promete agradar a miúdos e graúdos.
Nova Iorque
Passar o Natal em Nova Iorque será o equivalente a teletransportar-se para o enredo de um típico filme da quadra natalícia. Coloridas luzes de Natal, neve a cair, pistas de gelo, enfeites gigantes e bonecos de neve a cada esquina fazem de Nova Iorque uma cidade onde a celebração é tão intensa nas casas quanto nas ruas. As imensas lojas e os clássicos espetáculos são as principais atrações de quem visita Nova Iorque nesta altura do ano. Mas se deseja neve, veja onde fazer férias na neve mais perto.
Tóquio
Se, por outro lado, o objetivo das suas férias de Natal passa por afastar-se de tudo o que envolva as tradições da época, o melhor será dirigir-se para o outro lado do mundo, mais propriamente para Tóquio. Na capital japonesa, as comemorações do Ano Novo têm um peso bastante superior ao do Natal, mas nem por isso deixará de encontrar luzes coloridas e as mais diversas decorações, que enfeitam toda a cidade. A véspera de Natal é uma noite dedicada ao romance, com restaurantes repletos de casais. Será, por isso, difícil encontrar um Natal menos tradicional.
Londres
Para os fãs da característica agitação natalícia, com lojas decoradas, ruas iluminadas, música no ar e animação a cada passo, Londres será o destino perfeito. Durante o Natal, as ruas de Londres tornam-se ainda mais frenéticas e as poucas horas de sol por dia, permitem tirar o maior partido dos encantadores jogos de luzes. Por esta altura, as pistas para patinagem no gelo são a grande atração turística da cidade, tornando-se num dos seus principais ícones.
Rio de Janeiro
E se a maioria das pessoas associa um Natal de sonho a neve e roupas quentes, há quem prefira afastar-se de tudo o que é típico da quadra, preferindo um Natal passado na praia, a beber água de coco. Se pertence a esse grupo, o Rio de Janeiro será, sem dúvida, a melhor opção. Ainda que o Natal seja vivido de forma bastante intensa pelos brasileiros, estará em contacto com uma realidade oposta à que conhece, correndo o risco de nem lhe parecer Natal, quando der um mergulho no mar ou fizer uma caminhada pelo calçadão.
Dublin
Em Dublin poderá viver um Natal tipicamente irlandês, marcado por muita iluminação, decorações variadas, presépios artesanais e muita tradição. Os eventos culturais são a grande atração da cidade, que durante o período de Natal acolhe uma programação muito especial, da qual fazem sempre parte cânticos e espetáculos como Cinderela, Bela Adormecida e Peter Pan. Em Dublin, os festejos de Natal começam muito antes do dia e terminam no dia seguinte, com a saída dos irlandeses às ruas, para cantar e tocar de porta em porta.
Berlim
Para passar o Natal com a família pode visitar a Alemanha, onde a cultura do Natal prende-se maioritariamente com a tradição das feiras e mercados, tão característicos desta quadra. Um pouco por todo o país, multiplicam-se as Feiras de Natal, conhecidas por Weihnachtsmarkt, sendo que, só em Berlim, existem 60 mercados. Por entre gigantes árvores de Natal e luminosos enfeites, poderá percorrer as inúmeras barraquinhas decoradas à altura, que vendem um pouco de tudo. A animação também está presente em todas as ruas de Berlim, havendo ainda a possibilidade de patinar no gelo.
Lamego
Se pretende passar a quadra natalícia longe de casa, sem que para isso tenha de viajar muito ou de abrir mão de um típico Natal português, Lamego poderá ser a melhor opção. Nesta cidade do distrito de Viseu, repleto de praças e casarões seculares, poderá passar um Natal repleto de neve, iluminação e enfeites típicos, presépios humanos e, claro, sem esquecer a tradicional ceia de Natal, com direito a bacalhau, rabanadas e sonhos.