Melhores Laterais Esquerdos de Sempre

Por:

Se procura os melhores laterais esquerdos de sempre veio ao lugar certo. Vasculhamos por décadas e décadas de futebol para lhe trazer num único artigo aqueles que são considerados os melhores laterais esquerdos da história.

Claro que sabe quem é Ashley Cole, Philip Lahm ou Marcelo, mas conhece Emlyn Hughes ou Silvio Marzolini?

Lista dos Melhores Laterais Esquerdos de Sempre

  • Paolo Maldini (Itália, 1985-2009): O talento, técnica e qualidade de Maldini eram de tal ordem que este tanto jogava a central como a defesa esquerdo, mesmo sendo o pé direito o seu melhor pé. Em 25 anos de Milan ergueu 5 Champions, disputando 8 finais. Quem mais pode dizer o mesmo? Todos os adjetivos são poucos para Paolo Maldini.
  • Roberto Carlos (Brasil, 1991-2012): Roberto Carlos levou a posição de lateral esquerdo a um outro nível, preenchendo a linha inteira com corridas vertiginosas e desferindo um pontapé trovão difícil de suster. Para além dos seus lançamentos longos a sua maior assinatura eram os potentes livres, como aquele que marcou à França, onde toda a gente pensava que a bola ia para fora e com um arco incrível a bola acaba por perfurar as redes. Foi campeão do mundo pelo Brasil, tricampeão da Europa pelo Real Madrid, entre outros.
  • Nilton Santos (Brasil, 1948-1964): Parece mentira mas Nilton Santos jogou mais de 800 jogos, fazendo toda a sua carreira no Botafogo. Pelo Brasil entrou em 4 mundiais e venceu 2, sendo recordado pelo golo que marcou à Áustria no mundial de 58, quando driblou o campo todo e só descansou quando fulminou as redes, quase levando o seu próprio treinador à loucura pela sua desobediência. Foi um dos primeiros laterais ofensivos do mundo, e para a FIFA o melhor de sempre, fazendo parte da melhor equipa do séc. XX.
  • Giacincto Facchetti (Itália, 1960-1978): Foi um dos grandes laterais esquerdos ofensivos, ajudando no desenvolvimento da posição para o que ela é nos nossos dias. Passou toda a sua carreira no Inter, jogando 634 partidas, marcando 75 golos e sendo duas vezes campeão da Europa. Foi presidente do clube desde 2004 até à sua morte, e o Inter retirou a sua camisola 3 em sentida homenagem a um dos melhores laterais esquerdos de sempre.
  • Paul Breitner (Alemanha, 1970-1983): Jogador controverso fora do campo (de fortes opiniões políticas e sociais) que aceitou cortar a barba por uma soma exorbitante para publicitar uma marca de cosméticos, dentro das 4 linhas era difícil de igualar. Dotado de liberdade no terreno, tanto era visto a marcar um golo do lado direito como a salvar um golo na sua área. Campeão da Alemanha e de Espanha, da Europa e do Mundo pelo seu país, é um de apenas quatro jogadores a marcar em duas finais do Mundial.
  • Andreas Brehme (Alemanha, 1978-1998): Jogador raro no futebol mundial, Brehme fazia qualquer posição no lado esquerdo do terreno, jogava bem com os dois pés e era um dos melhores marcadores de livres de sempre (e a efetuar cruzamentos). Marcava penalties com o direito e marcava os livres e os cantos com o esquerdo. Dizia que sentia o pé direito mas certeiro mas o esquerdo mais forte, e foi com o direito que marcou o penalti que derrotou a Argentina de Maradona e deu o Mundial de 1990 à Alemanha.
  • José Antonio Camacho (Espanha, 1972-1989): O atual selecionador da China estreou-se no Real Madrid aos 18 anos, onde disputou mais de 400 partidas e venceu 9 campeonatos, 4 taças de Espanha, e terminou carreira, 16 anos depois. Disputou dois mundiais e dois europeus pela Espanha, contando 81 internacionalizações.
  • Bixente Lizarazu (França, 1986-2006): de descendência basca, “Liza” era um jogador baixo (1,69cm) mas um enorme talento. Foi o primeiro jogador a sagrar-se Campeão do Mundo e da Europa pelo seu país e pelo seu clube (Bayern Munique) ao mesmo tempo. Ganhou ainda 2 campeonatos franceses, 6 alemães, entre muitas outras taças. Hoje tem um estádio com o seu nome.
  • Emlyn Hughes (Inglaterra, 1964-1984) Capitão de Inglaterra e da temida equipa do Liverpool dos anos 70, o “Crazy Horse” (alcunha ganha depois da dura entrada sobre Albert Bennett) amealhou variados troféus, donde se destacam duas Taças UEFA, duas Taças dos Campeões Europeus e quatro campeonatos ingleses (considerado o melhor jogador desta competição em 1977).
  • Silvio Marzolini (Argentina, 1959-1972) 407 jogos pelo Boca Juniors tornaram-no no terceiro jogador do clube mais utilizado de sempre, vencendo 5 campeonatos argentinos. Pela Argentina competiu 28 vezes, incluindo 2 mundiais (1962 e 1966), mas sem os conquistar.

Consulte uma possível melhor equipa de futebol de sempre.

Atualizado em 04/12/2015