Aquilo que comer antes dos exames (nacionais ou quaisquer outros exames escolares) pode influenciar - e muito - o seu resultado. A alimentação é umas precauções a ter antes dos exames nacionais.
Comidas para ter boas notas nos Exames
Estas dicas servem não só para os dias de preparação para os exames, como para o dia do exame. Confira:
Comece o dia com um copo d'água
O corpo tende a desidratar-se durante a noite. Comece o dia a beber um bom copo d'água.
"Olá, o meu nome é pequeno-almoço"
Se não costuma comer o pequeno-almoço, vai ter de começar a fazê-lo. Comer um bom pequeno almoço com proteínas, fibras e cálcio é a melhor maneira de começar um dia de estudo para os exames. Experimente comer:
- cereais
- ovos
- fruta
Coma várias vezes ao longo do dia
Comer mais ao pequeno-almoço, menos ao almoço e ainda menos ao jantar é uma regra de ouro, mas não se esqueça de comer nos intervalos entre cada refeição (se forem intervalos regulares ainda melhor). Para comer bem para os exames, prefira:
- maçãs
- bananas
- mirtilos
- saladas
- cenoura
- sopas
- brócolos
- aipo
- amêndoas
- couves
- feijão
- peixes ricos em ómega 3 como salmão
- espinafres
- carnes magras
- sementes de girassol
- azeite
- figos secos
Mantenha-se hidratado
Ande sempre com uma garrafa de água na mochila e vá bebendo ao longo do dia.
Durma bem e Relaxe
Comer bem não vai adiantar muito se não estiver a descansar o suficiente durante a noite. Aqui vai encontrar as melhores dicas para dormir bem. Outra boa dica é manter-se calmo. O stress não vai ajudar em nada o seu estudo, por isso pare para respirar fundo sempre que estiver a começar a sentir a pressão e a ansiedade.
Comidas e Bebidas a Evitar
- café;
- comidas processadas;
- açúcar refinado (prefira o açúcar natural presente nas frutas e assim vai evitar a quebras de açúcar);
- suplementos, a não ser quando tomados por instrução médica, devem ser preteridos face aos alimentos com os nutrientes de que precisa. Por exemplo, precisa de vitamina C, coma uma laranja ou tangerina.
Lembre-se de falar sempre com um nutricionista, que é um profissional que poderá ajudar a encontrar a melhor dieta para o seu caso e a ter melhores resultados nos exames.