O ADN é o ácido desoxirribonucleico, uma molécula situada no núcleo das células (mitocôndrias e cloroplastos), que engloba toda a informação genética de cada indivíduo, sob a forma de genes (a unidade fundamental da hereditariedade).
Estrutura do ADN
O ADN tem uma estrutura sob a forma de "dupla-hélice", formada por 2 cadeias complementares antiparalelas, unidas entre si por ligações de hidrogénio entre as bases azotadas.
A unidade fundamental do ADN é o nucleótido, que resulta da ligação entre uma base azotada - adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) -, uma pentose (desoxirribose) e um grupo fosfato. A sequência completa de ADN de cada célula chama-se genoma.
O Que São os Cromossomas?
Os cromossomas são longas sequências de ADN, contentoras de vários genes. Os genes determinam, por exemplo, a cor do cabelo e a cor dos olhos de uma pessoa, entre outros. Para cada espécie animal existe um número constante de cromossomas.
No ser humano, este número entende-se por 46 cromossomas, organizados em 23 pares de cromossomas (que são herdados pelos pais). O 23º par de cromossomas é o que define o sexo de determinado indivíduo: nas mulheres é XX, nos homens é XY.
Convém acrescentar que esta é a molécula que permite identificar uma pessoa entre todas as pessoas do mundo, verificar se determinados indivíduos estão ligados biologicamente (testes de paternidade, por exemplo) e resolver vários crimes. Note-se que as células são ao elemento básico do corpo humano.