Mas afinal o que é ser caloiro? Ser caloiro é uma incógnita desde logo para o caloiro, que de repente se tornou num centro de atenções, numa realidade completamente nova para si.
Significado de caloiro
O dicionário define caloiro como lorpa, acanhado e como o estudante do primeiro ano do curso superior. Ele é um principiante em qualquer coisa, um inexperiente, um novato.
Na universidade o caloiro pode ser tratado também por “bicho” ou “besta”, um local onde ele é sujeito a praxes de boas-vindas pelos alunos mais velhos (os doutores do curso). A praxe não é no entanto obrigatória para o caloiro.
A pensar no caloiro é organizada a Receção ao Caloiro, uma festividade de integração. Outras realidades que o caloiro vai conhecer são o:
- julgamento do caloiro: encenação de um julgamento sobre o culpado caloiro;
- batismo do caloiro: cerimónia onde o caloiro ganha um padrinho e uma madrinha, a proteção de um doutor e doutora do curso;
- enterro do caloiro: o final da sua fase como caloiro.
Origem do caloiro
A palavra caloiro deriva das palavras cal e loiro. A cal faz alusão à pele branca e o loiro ao loiro do cabelo e àqueles que ficam com os louros, a glória. A palavra tem um conotação religiosa, estando definida no Diccionario da Lingua Portugueza, ano 1831 e no Thesouro da Lingua Portugueza, ano 1871 como monge grego da ordem de S. Basílio (do grego kalógeros, que quer dizer bom velho) e como estudante das províncias transmontanas e certos frades na terra santa, respetivamente.
Aos caloiros atribui-se uma conotação de pureza, virgindade, glória, associada às pessoas de pele branca e de cabelo loiro, dando-se então o nome de caloiro aos novos estudantes.
Anagramas e rimas
No site Dicio encontramos anagramas engraçados para caloiro como loiraço, colário, locário, corálio. Para rimas a utilizar em cânticos de praxe temos suspiro, tiro, estoiro e oiro, entre outras.