Os nomes mais comuns em Portugal são Maria para mulher e João para homem. Já os apelidos mais comuns no nosso país são mais difíceis de encontrar, pois o último estudo da Sociedade Portuguesa de Informação Económica é já de 2004.
Top 10 dos apelidos mais usados em Portugal
Tendo em conta esse estudo, os apelidos mais populares em Portugal são os os seguintes.
- Silva: 9,44%
- Santos: 5,96%
- Ferreira: 5,25%
- Pereira: 4,88%
- Oliveira: 3,71%
- Costa: 3,68%
- Rodrigues: 3,57%
- Martins: 3,23%
- Jesus: 2,99%
- Sousa: 2,95%
Pode descobrir quantas pessoas têm o seu apelido no mundo no site Forebears.
Significado dos apelidos
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, os apelidos mais frequentes em Portugal têm maioritariamente a sua origem em alcunhas e localizações.
- Silva: significa selva, floresta, bosque, tendo a sua origem na Torre e Honra de Silva perto de Valença.
- Santos: apelido de origem religiosa, abreviando Todos-os-Santos. Dava-se às crianças nascidas no dia 1 de novembro.
- Ferreira: indica um lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro, um sobrenome de origem portuguesa.
- Pereira: uma antiga alcunha que virou apelido, indicando a naturalidade ou a proveniência do lugar chamado Pereira, um topónimo habitual em Portugal e na Galiza
- Oliveira: apelido toponímico, isto é, originário do local. O apelido identifica a família com uma vasta plantação de oliveiras, ou com as características simbólicas da árvore, um símbolo de paz, vitória e fama.
- Costa: antiga alcunha, atribuída por pessoas do interior às pessoas do litoral, "da costa". O apelido pode ainda ser uma adaptação do apelido francês Coste.
- Rodrigues: patronímico de Rodrigo, significando "filho de Rodrigo", antropónimo culto de origem germânica.
- Martins: forma proclítica de Martinho, ou seja, "filho de Martinho", que por sua vez origina do latim martinus, ou seja "guerreiro".
- Jesus: apelido originário do nome próprio Jesus. O primeiro nome de um antepassado espalha-se e acaba por distinguir a família inteira.
- Sousa: A origem do sobrenome remonta a uma antiga família de Portugal (de D. Egas Gomes de Sousa, nascido em 1035, que chefiou as Terras de Sousa).