Os melhores guarda-redes portugueses ficaram na história desportiva portuguesa e deixaram marcas no estrangeiro, elevando ainda mais alto o nome de Portugal. Neste artigo do Online24 relembramos aqueles que merecem ser considerados os melhores guarda-redes de Portugal de sempre.
Vítor Baía
Além de ter feito algumas das melhores defesas da história, Vítor Baía foi um dos melhores guarda-redes de sempre. É o melhor guardião português da história do futebol para a FIFA e para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). É dele o recorde de imbatibilidade em Portugal (1191 minutos). A lista de troféus coletivos faz dele um dos jogadores mais titulados de sempre, com 34 títulos divididos entre FC Porto e Barcelona. A lista de prémios individuais é igualmente extensa. Apesar das lesões e das controvérsias com o Scolari que o afastaram da seleção, ainda detém o record de 80 jogos pela seleção nacional.
Bento
Manuel Galrinho Bento tinha apenas 1,73 metros mas era um verdadeiro homem de borracha, digno de entrar num filme do Quarteto Fantástico. Foi eleito por uma equipa de correspondentes da UEFA como o melhor guarda-redes português de sempre. Natural da Golegã, ajudou o Benfica a vencer dez campeonatos nacionais. Por Portugal foi internacional por 63 vezes.
Damas
Vítor Damas é também considerado um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre. Nascido em Lisboa, fez carreira no Sporting de Portugal mas também passou por Espanha (jogou no Racing de Santander) onde foi nomeado como o melhor jogador estrangeiro a jogar neste país. Ajudou o Sporting a vencer dois campeonatos nacionais e defendeu as redes nacionais por 29 vezes. Ainda defendeu com as cores do Vitória de Guimarães e do Portimonense.