Viajando pela história do futebol estes são alguns dos melhores trincos do mundo de sempre, pelo menos do que a memória permite falar.
A posição de trinco nasceu dos médios defensivos de antigamente, os clássicos nº6, mas foi adquirindo novos estilos e designações ao longo da história. Sem mais demoras, espreitamos os melhores trincos do mundo.
Lista dos melhores trincos do futebol mundial
- Fernando Redondo: Redondo brilhou mais a nível de clubes do que seleção da Argentina. Mesmo assim, com o que fez no Real Madrid, de 1994 a 2000, merece um lugar na história como um dos melhores trincos de sempre.
- Josep Guardiola: passou por vários cargos no Barcelona, desde apanha bolas a jogador e treinador principal, mas Guardiola em campo será sempre o médio defensivo preciso no passe e de larga visão de jogo.
- Frank Rijkard: um dos grandes craques dos anos 80 começou no Ajax como trinco, mas passou por outras posições. Sagrou-se tri campeão europeu, entre Ajax e Milan.
- Mathias Sammer: o alemão Mathias Sammer jogava em qualquer lado: líbero, trinco, número 10 e sempre com qualidade. Foi um histórico do futebol mundial.
- Paulo Sousa: Campeão europeu pelo Borussia Dortmund e pela Juventus, Paulo Sousa foi dono de uma classe ímpar no futebol.
- Andrea Pirlo: o talentoso médio italiano é o único jogador desta lista que ainda joga. A sua qualidade é tanta que se destacou nas várias posições do meio campo, entre elas a de trinco.
- Dunga: A âncora do Brasil nos mundiais dos anos 90 tem o seu nome derivado da tradução de Dopey, um dos sete anões. Porém, em campo, Dunga era tudo menos anão.
- Falcão: Paulo Roberto Falcão foi um dos melhores trincos que o Brasil prendou ao mundo. Apesar da sua posição, não era raro vê-lo a apontar grandes golos. Ajudou a AS Roma a chegar ao título 40 anos depois.
- Claude Makélélé: com três acentos no seu nome Makélélé em campo parecia que jogava igualmente por três, tamanha era a sua segurança e eficiência. Real, Chelsea e Marselha foram 3 dos clubes por onde passou.
- Marco Tardelli: Osso duro de roer, Tardelli foi o paredão da Itália, campeã do mundo em 1982. Juventus e Inter foram alguns dos clubes que puderam contar com a sua rigidez.
- Fernandez: nascido em Espanha, Luis Fernández tornar-se-ia uma peça-chave do meio-campo mas da França, juntamente com Jean Tigana, Michel Platini e Alain Giresse.
- Bryan Robson: um médio box-to-box, Robson foi uma estrela tanto no Manchester United como na seleção inglesa, atacando e defendendo com a mesma qualidade.
- Patrick Vieira: O pulmão da França foi campeão mundial e brilhou no Cannes, Milan, Arsenal, Juventus, Inter e Manchester City. Seguiu as pisadas de outros grandes médios franceses como Marcel Desailly e Didier Deschamps que também merecem uma referência nesta lista.
- Edgar Davids: não só pelo seu visual de óculos e dreadlocks se destacou em campo. Davids foi um autêntico pitbull pelo Ajax, Milan, Juventus, Barcelona, Inter e Tottenham, e mais que uma vez campeão europeu.
- Lothar Matthäus : começou no meio campo e acabou na defesa, ajudando a Alemanha a conquistar um Europeu e um Mundial, travando Diego Armando Maradona. Um dos melhores médios de sempre.
- Clodoaldo: foi um dos melhores médios defensivos da história das seleções do Brasil, mas os seus momentos mais famosos foram contribuições no ataque. Foi dos melhores trincos dos anos 70 (Gerson foi outro grande nome desta década).
Conheça também: