O Prémio Nobel da Medicina 2015 foi entregue a três investigadores. A comunicação dos vencedores do Prémio Nobel da Medicina de 2015 foi feita a 5 de outubro.
Vencedores do Nobel da Medicina 2015
- William C. Campbell - investigador norte-americano
- Satoshi Omura - investigador japonês
- Youyou Tu - investigadora chinesa
Campbell e Omura receberam distinções pelas suas descobertas no combate às infeções causadas por parasitas como lombrigas. Os investigadores desenvolveram um medicamento chamado Avermectin que revolucionou o tratamento de doenças parasitárias como a Cegueira dos Rios e a Filariose Linfática.
Youyou Tu recebeu o prémio pela sua inovadora terapia contra a malária. O medicamento Artemisinin tem diminuído substancialmente a taxa de mortalidade nos pacientes com malária (paludismo).
Vencedores do Nobel da Medicina 2014
O Nobel da Medicina 2014 foi entregue a três neuro cientistas: John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser.
John O'Keefe é um professor britânico do University College de Londres (UCL, Reino Unido). Nasceu nos EUA, doutorou-se no Canadá no final da década de 1960, trabalhando de seguida no UCL. É um cidadão norte-americano e ao mesmo tempo britânico.
O casal norueguês May-Britt Moser e Edvard Moser lecionam na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia de Trondheim. May-Britt e Edvard Moser chegaram ao laboratório de O’Keefe em meados dos anos 90 para fazerem um pós-doutoramento.
O comité do Nobel no Instituto Karolinska, de Estocolmo, refere que o Nobel da Medicina de 2014 é entregue a estes três neuro cientistas pelas suas descobertas de células que constituem um sistema de posicionamento no cérebro. Segundo o comité, este “GPS interno cerebral permite orientarmo-nos no espaço e demonstra a existência de uma base celular para uma função cognitiva de alto nível”.
A escolha do prémio Nobel da Medicina é da responsabilidade da Assembleia Nobel, composta por 50 professores de diversas áreas médicas, reunida no Instituto Karolinska de Estocolmo.