O dia mais curto do ano é o dia do solstício de inverno, em dezembro no hemisfério norte, ou então o dia da mudança de horário, para o horário de verão.
Dia do solstício de inverno
O solstício de inverno marca o dia mais curto do ano e o dia com a noite mais longa do ano, isto em relação à iluminação da Terra pelo Sol. O solstício de inverno calha por volta do dia 21 de dezembro no hemisfério norte, encontrando-se no calendário o dia mais pequeno do ano precisamente neste dia de equinócio de inverno.
Dia com menos de 24 horas
Também pode ser considerado como dia mais curto do ano o dia em que se muda a hora, para o horário de verão, dia no qual se retira uma hora ao relógio e se contam na prática apenas 23 horas e não 24.
A mudança de hora para o horário de verão é uma diretiva comunitária que decorre em toda a União Europeia no último domingo do mês de março, (na noite de sábado para domingo) tornando-se assim este o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, onde se perde uma hora.
Neste dia adianta-se o relógio uma hora, precisamente às 01h00 (Continente e Madeira) e 00h00 (Açores), para entrar em vigor o horário de verão, onde os dias aparentemente são mais longos (já que se faz noite mais tarde do que até então).