A vacinação do cão pode iniciar-se a partir das 6 semanas. Entre as 6 e as 8 semanas de idade, o cão deve ser vacinado com uma única vacina que o protege de doenças como:
- esgana;
- cronovirose;
- parvovirose hepatite infeciosa;
- leptospirose;
- laringotraqueíte (tosse de canil).
Se o seu cão ainda não foi vacinado, informe-se junto do seu veterinário sobre o melhor plano de ação. As vacinas a tomar dependerão do ambiente a que o animal de estimação se encontra sujeito.
Vacina contra a raiva
A única vacina obrigatória em Portugal é a vacina contra a raiva. Apesar de importantes para a saúde do animal de companhia, as restantes vacinas são facultativas. As vacinas das 6-8 semanas devem ser reforçadas às 12 e às 16 semanas, enquanto que a vacina contra a raiva deve ser tomada apenas entre os 3 e os 6 meses de idade do cão. Depois, deve ser feito um reforço a estas vacinas uma vez por ano.
Em que condições?
Para aumentar a eficiência das vacinas, os cães só devem ser vacinados se apresentarem boas condições físicas, sendo o seu estado de saúde verificado por exame veterinário. Uma correta desparasitação é igualmente aconselhada para a vacinação. Nos 10-15 dias seguintes à vacina, deve-se evitar que o cão faça esforços fisícos e que seja submetido a lavagens ou ambientes contaminados.
As doenças que as vacinas combatem são muitas vezes letais para o animal e algumas são mesmo transmissíveis ao homem, pelo que o preço da vacinação é sempre menor ao preço dos tratamentos.