Enquanto alguns cães ladram pouco, outros cães ladram muito, sendo mais recomendados para alertar os donos, ou como cães de guarda. Entre estes cães mais propensos a ladrar, destacam-se os seguintes dez.
Beagle
O Beagle é um cão bastante vocal, embora o tom do seu ladrar seja melodioso.
Cairn Terrier
Apesar do seu tamanho, o Cairn Terrier não é um cão de colo. Ele deve ser disciplinado e estimulado fisicamente pelo dono, para evitar que se torne destrutivo ou que comece a latir desalmadamente.
Chihuahua
O Chihuahua é pequeno, mas o seu ladrar não. Ele gosta de atenção. Uma forma de evitar tanto ladrar é passar mais tempo com ele.
Fox Terrier
É um cão de alerta muito energético (Tintim que o diga), que ladra muito a pessoas desconhecidas e que detesta ficar sozinho.
Pastor Alemão
Uma das raças mais completas e populares que existem, necessita de exercício físico regular, caso contrário ela gastará energias de outra forma, como ladrar.
Pequinês
Apesar deste cão altivo poder ignorar pessoas que não fazem parte do seu dia-a-dia, ele é referenciado com um bom cão de alarme.
Rottweiler
Um dos cães mais ágeis e fortes do mundo, cuja robustez e latido impõe desde logo respeito, resultando num notável cão de guarda.
Scottish Terrier
O Scottie ou “Diehard” é muito afeiçoado ao dono, dando o alerta muito facilmente, quando confrontado com estranhos, outros cães ou movimentações estranhas.
Schnauzer Miniatura
Os cães pequenos são geralmente mais ruidosos, excitáveis. O Schnauzer Miniatura é um desses cães bastante vivazes.
West Highland White Terrier
Um cão sempre atento a estranhos, que pela sua natureza ativa e brincalhona pode ser difícil de se treinar.
Recomendações
Para diminuir o ladrar do cão é importante tentar perceber o que ele quer comunicar (se ele está aborrecido, triste, sozinho, excitado, com fome ou sede). Ao treinar o seu cão e ao socializá-lo convenientemente, ele estará menos propenso a reagir a todos os estímulos ambientais.
Se o cão ladra quando ouve barulho ou quando vê estranhos, seja firme e diga “não” ou “quieto” para o ensinar a deixar de ladrar. Quando ele parar de latir, recompense-o. O próprio dono pode incentivar inconscientemente o cão ladrar, ao abrir a porta em resposta ao seu latir.
Aproveite todas as oportunidades para canalizar o seu entusiasmo por intermédio de brincadeiras e de exercício físico. Todos os cães, mesmo os mais pequenos, necessitam do seu passeio diário.