Assim que se aproxima o Natal, ruas, casas e lojas enchem-se das mais variadas decorações e enfeites de Natal. Sabe o significado dos símbolos de Natal e a sua origem?
Se não faz ideia de como surgiu a tradição de colocar uma estrela no cimo da árvore ou de pendurar meias junto à lareira, confira a seguinte lista com significados dos símbolos de Natal.
Significado dos Símbolos de Natal
Pai Natal
Acredita-se que a figura do Pai Natal surgiu na Turquia, no ano de 280 d.C, tendo sido inspirada num bispo chamado São Nicolau, que presenteava os mais pobres com saquinhos de moedas. A imagem do Pai Natal atual teve origem nos EUA e é o principal ícone do Natal.
Árvore de Natal
Ainda que o hábito de enfeitar árvores seja anterior ao nascimento de Cristo, na tradição cristã, a árvore de Natal enfeitada e colorida é um símbolo de vida, representando a alegria que deve marcar as celebrações do nascimento de Jesus Cristo.
Presépio
O presépio é a representação maior do nascimento de Jesus Cristo, simbolizando o próprio ambiente em que o menino nasceu.
Músicas de Natal
As músicas e canções de Natal são uma das tradições mais populares da quadra, expressando mensagens de amor, paz e fraternidade, numa alusão aos anjos mensageiros.
Estrela
A estrela, ou estrela de Belém, foi quem guiou os três Reis Magos, desde o Oriente, até ao estábulo onde nasceu o menino Jesus. Tradicionalmente colocada no cimo da árvore de Natal, representa a luz que guia.
Sinos
Os sinos simbolizam alegria, ao anunciar a todos os povos o nascimento de Jesus Cristo, o salvador. Representam as boas notícias.
Coroa do Advento
As coroas do advento, ou grinaldas, tradicionalmente colocadas nas portas das casas, durante o Natal, simbolizam a reunião e união de toda a família, em torno da data.
Boneco de Neve
A tradição do boneco de neve começou entre as crianças do hemisfério norte, que por esta altura se divertiam a montar e a decorar gigantes bonecos de neve. Atualmente, o símbolo dessa tradição popular está um pouco por toda a parte.
Anjos
Os anjos representam o Anjo Gabriel, responsável pela anunciação da boa-nova, já que foi ele a levar a mensagem do nascimento do menino Jesus, a Nossa Senhora.
Meia na Chaminé
Colocar meias na chaminé simboliza um gesto de São Nicolau, que decidiu ajudar três irmãs que não tinham dote para casar. O bispo atirou sacos de moedas pela chaminé, que acabaram por cair dentro das meias que estavam a secar.
Bolas Coloridas
Nas árvores de Natal, as bolas coloridas simbolizam os frutos das árvores, numa representação de amor, esperança e perdão.
Bengalas
A tradição das pequeninas bengalas brancas e vermelhas surge como um símbolo das bengalas utilizadas pelos pastores que foram visitar o menino Jesus, no seu nascimento.
Velas
As velas são um poderoso símbolo de fé, amor e vida, encerrando em si todas as forças da natureza e o fogo da vida eterna.
Luzes
As luzes são a substituição moderna das velas, com um igual significado de fogo da vida eterna e chegada de uma nova era.
Presentes
A tradição de oferecer presentes no Natal surge como representação dos presentes oferecidos pelos Reis Magos, que levaram ouro, incenso e mirra ao menino Jesus.