Tome nota das seguintes técnicas de memorização para ajudar no estudo da matéria.
Ler e reler
É fundamental ler o texto mais do que uma vez, com calma, com concentração no que se está a fazer. Só depois de se perceber grande parte do texto é que se deve fazer anotações.
Repetição
Uma técnica de memorização muito utilizada é a repetição de informação. Releia a matéria diariamente para melhor absorver a mesma.
Fazer esquemas
Sublinhe o texto, identifique as ideias principais e secundárias e utilize palavras-chave em cada parágrafo para facilitar a memorização. Construa esquemas de estudo pessoais, que se adaptem ao seu estilo de estudo.
Ler em voz alta
A memória auditiva pode ser explorada pela leitura de textos em voz alta.
Ouvir leituras
Também é possível gravar as leituras e ouvir as mesmas consecutivamente, mesmo quando se tira uma sesta.
Colocar em imagens
Relativamente à memória visual, pode-se resumir textos em imagens, esquemas e gráficos que ajudem à compreensão e absorção da matéria.
Sinalizar
Contar histórias por gestos e movimentos é uma forma de treinar a memória sinestésica. Explique a si mesmo aquilo que leu.
Testar
Faça vários exercícios e testes da disciplina, para estimular a memória de longa duração.
Associar
Seja por números, iniciais, imagens ou rimas, é possível memorizar informações pela codificação e associação a algo familiar.
Descansar
Outra técnica de memorização importante é descansar o suficiente. Dormir oito horas por dia permite descansar a mente e o corpo e recarregar as energias para todo o esforço do estudo.
Alimentar-se bem
Tal como o descanso, a alimentação contribui para a frescura do cérebro. É essencial ter uma alimentação saudável e recorrer a alimentos para estimular a memória.