O teste de ADN, ácido desoxirribonucleico, é o exame mais fiável para determinar o grau de parentesco entre duas ou mais pessoas. O teste ADN é muito usado como teste de paternidade, mas o exame DNA visa também determinar se uma pessoa tem ou pode vir a ter a doença de VHL, Von Hippel Lindau, uma doença hereditária que provoca desenvolvimento de tumores em uma ou mais partes do corpo.
Como funciona?
O teste de DNA permite determinar o grau de parentesco baseando-se na informação genética, obtida a partir de um código biológico transmitido de pais para filhos, sendo 50% da mãe e 50% do pai. Embora o ADN sirva para comprovar o grau de parentesco, cada pessoa possui um ADN único. Este exame tem uma exatidão de 99,99%.
O exame do ADN consiste na análise da repetição das sequências dos nucleotídeos, constituídos por fosfato, açúcar e bases nitrogenadas de quatro tipos: A (adenina), T (timina), G (guanina) e C (citosina), que formam a cadeia do DNA. Os resultados do exame demoram entre 4 a 8 semanas a estarem concluídos.
Os exames de ADN podem ser feitos
- Através da mucosa do interior da boca, utilizando um cotonete para recolher a amostra;
- Através de uma análise de sangue fazendo uma colheita de sangue, em papel-filtro ou em tubos, em laboratórios clínicos específicos para o efeito;
- Através de um fio de cabelo, recolhendo a raiz do fio de cabelo.
Não existe método mais ou menos eficaz, a escolha do método depende da especialidade do laboratório em que vai ser realizado o exame.
Métodos de controlo de qualidade
- Todos os intervenientes deverão estar presentes ao mesmo tempo e deverão apresentar um documento de identificação com fotografia;
- Antes da coleta, os intervenientes deverão assinar a declaração de autorização para realização do exame, declarando ainda não ter sido submetido, recentemente, a um transplante de medula nem transfusão sanguínea;
- Serão recolhidos provas de letra, assinatura e impressão digital e será tirada uma fotografia de todos os intervenientes juntos, que será depois assinada por eles;
- Todas as coletas devem estar armazenados em frascos (fechado a vácuo) ou em papel filtro devidamente identificados com um código e com a data da coleta.
- Aps a recolha do ADN dos indivíduos, esta é encaminhado para os laboratórios para serem analisados por um especialista em genética.
Quanto custa?
Os preços dos testes de ADN variam de local para local, começando por volta dos 200€.