As tradições académicas tiveram origem nas universidades de Coimbra e Porto e seguem-se atualmente por todo o país de uma forma específica.
Queima das Fitas
A cerimónia da Queima das Fitas começou pelo início do século XX. Há registo desta cerimónia decorrer em 1919, em Coimbra, na universidade mais antiga de Portugal, e em 1920 no Porto, sob o nome de “Festa da Pasta”. Nesta cerimónia passavam-se as pastas dos estudantes quintanistas (os finalistas) aos quartanistas (os próximos finalistas).
Neste ritual académico queimam-se as fitas de finalista em jeito de despedida da vida académica. Atualmente o conceito de Queima das Fitas engloba todas as atividades realizadas durante a semana académica
Cortejo Académico
O Cortejo Académico é um desfile que se realiza na semana académica. Nele desfilam os estudantes pelas ruas da cidade, trajados ou com as t-shirts/polos do seu curso. É habitual ver-se finalistas com as suas bengalas e cartolas, que surgiram em 1931 nas cerimónias académicas.
Latada
Pelo contrário, a latada é uma cerimónia que marca o início do ano escolar. Foi inventada no início da década de 1950 e destina-se à integração do aluno caloiro, que é submetido mais tarde a um julgamento.
Bênção das Pastas
A Bênção das Pastas é uma cerimónia aberta aos familiares dos finalistas que assinala o final do curso e abençoa o futuro profissional dos estudantes finalistas.
Imposição das Insígnias
No mesmo dia da Bênção das Pastas realiza-se a Imposição das Insígnias. Consiste na atribuição de elementos identificativos do final do curso aos alunos finalistas, como uma cartola. Esta tradição universitária teve origem na Escola Médico-Cirúrgica do Porto nos finais do século XIX
Monumental Serenata
A inserção da Monumental Serenata no programa da Queima das Fitas deu-se em 1949. É a cerimónia que marca o início da Queima das Fitas. Nela os estudantes universitários trajados, interpretam vários fados. As tunas, os coros universitários, as orquestras académicas e os grupos de fado são também considerados tradições académicas.
Traje
O traje académico é a roupa oficial da prática das cerimónias académicas que devem seguir um código de praxe. Cada cidade/universidade tem o seu traje académico.