Tempo é dinheiro, ou pelo menos diversão, no caso dos alunos. Para melhorar o estudo e poupar no tempo, fundamental para outras coisas, ficam 10 dicas para estudar melhor em muito menos tempo.
Preparar o estudo
Coloque todo o arsenal à mão e prepare-se mentalmente antes de partir para a guerra. Arranje um ambiente ideal para o estudo e tenha por perto tudo o que necessita, incluindo alguma comida e bebida. Elimine as distrações e estabeleça dois horários: um para o estudo e outro horário para a diversão, assim aplicar-se-á no primeiro para chegar ao segundo.
Programar o estudo
A memória costuma reter melhor o início e o fim de um texto. No resumo de uma matéria pode-se então colocar o mais importante no início e no fim.
Fazer esquemas
Como não há tempo para absorver a matéria inteira, uma dica útil passa por fazer esquemas com o mais importante da matéria, o que ajuda a resumir, relacionar e a perceber a mesma.
Achar padrões e metáforas
Quando a matéria parece abstrata, o melhor é identificar padrões e as ideias mais importantes e encontrar uma forma de as relacionar, associando-as a realidades mais simples e familiares. Este é um dos truques para assimilar a matéria mais rapidamente.
Descansar
Além de dormir bem, é importante fazer intervalos no estudo. É mais produtivo estudar 50 minutos e fazer uma pausa de 10 do que 5 horas seguidas de estudo. A quantidade não é qualidade.
Saiba como ter mais energia para estudar.
Estudar sozinho
O estudo na companhia dos amigos acaba por comprometer a sua eficácia. Aposte no estudo a sós, em vez de perder tempo a divagar com os amigos.
Apontar dúvidas
O aluno pode perder tempo a pesquisar por si a resposta a uma dúvida. Pior ainda é deixar a dúvida arrastar-se e criar uma bola de neve de dúvidas. O ideal é apontar a dúvida e perguntar ao professor com brevidade.
Passar a limpo
As anotações dos cadernos devem ser passadas a limpo ao fim do dia para evitar chegar á véspera do teste e entrar em stress por não perceber o que se escreveu.
Estudar em voz alta
Estudar em voz alta e partilhar o aprendido com as pessoas lá de casa ajuda a assimilar a matéria em menos tempo.
Escrever
Escrever o aprendido também é eficaz, ajudando à retenção da informação.