Mesmo o condutor mais atento e mais experiente comete os seus erros na estrada. Estes erros cometidos no trânsito colocam todos em risco, não só o condutor.
Desrespeitar os limites de velocidade
Os limites de velocidade existem por uma razão: a segurança de todos. Segundo o IMTT, mesmo o carro que circula a 50 km/h (que respeita os limites de velocidade numa localidade) precisa de 28 metros para travar (15 metros de distância de reação mais 13 metros de distância de travagem).
Acelerar no verde
Sim, o sinal verde significa que pode arrancar. Mas há quem não pare a um vermelho, pelo que deve sempre olhar para todos os lados antes de arrancar ao sinal verde. Em vez de agir como se estivesse no arranque da Fórmula 1, esteja atento a tudo o que o rodeia nos semáforos.
Usar o telemóvel
A multa por usar o telemóvel ao conduzir não é barata mas mesmo assim as pessoas arriscam a atender chamadas ou a enviar mensagens enquanto se conduz. Algumas SMS não deviam nunca ser enviadas.
Conduzir com objetos soltos no carro
Os olhos devem estar sempre fixos na estrada e os braços devem acompanhar o olhar. Qualquer movimento de braços para apanhar um objeto (ou para enxotar insetos) em andamento pode colocar o condutor em perigo. Mesmo os objetos soltos podem-se tornar mortais em caso de acidente, ao saírem disparados pelo ar.
Não dar sinal
Dar os piscas não é só para quem acabou de sair da escola de condução. Dar os piscas é uma obrigação de comunicação na estrada. Qualquer má comunicação, ou inexistência de comunicação, pode resultar em acidente.
Conduzir cansado
O condutor pode estar cansado fisicamente ou mentalmente. Quer por ter dormido pouco, quer por estar a passar um momento emocional complicado ou até por ter bebido álcool em demasia, a verdade é que conduzir apaticamente pode ser dramático. Não faltam casos de acidentes provocados por pessoas que adormecem ao volante ou que não reagem tão rápido como deviam a um imprevisto.
Não posicionar espelhos
Os espelhos laterais não servem para ver se o carro está limpo. Eles servem para ver a aproximação dos outros carros, sem perder de vista os carros da frente por muito tempo.
Conduzir só com uma mão
Muita gente conduz só com uma mão, de forma até natural. O problema é que uma ligeira desatenção pode acabar em acidente.
Não verificar o veículo
Saltar à inspeção do carro pode ter sérias consequências. É necessário verificar o estado dos pneus, sobretudo no inverno, e dos travões, entre outros cuidados básicos.
Não considerar a estrada
Além do carro, também é preciso atentar às condições da estrada. A largura da via, o piso, as lombas, os buracos, tudo isto deve ser tido em consideração pelo condutor, para adaptar a sua condução.