Alguns factos sobre a música podem-no surpreender. Outros podem ir mais de encontro ao que julgava. Ora confira.
Estrelas morrem cedo
Sim, os músicos morrem jovens. Um estudo inglês mostrou que os artistas dos 1000 álbuns rock e pop mais vendidos de sempre morreram mais cedo do que a generalidades dos europeus ou americanos com a mesma idade, na mesma época. Os problemas derivados do consumo de álcool e droga constituem a maior causa de morte dos artistas (31%).
Estilos musicais afetam disposição
Estudos sobre áreas metropolitanas americanas concluem que quanto maior o tempo de antena de música country, maior é a taxa de suicídio. Já a música clássica estimula o cérebro. O jazz obriga o músico a “desligar” a mente para ser mais criativo.
Poder das melodias
A melodia tem mais peso nos seus sentimentos do que as letras. As pessoas com maior QI preferem ouvir música meramente instrumental.
Poder das letras
As letras podem mesmo influenciar o comportamento da pessoa. Letras pró-sociais aumentam a solidariedade entre desconhecidos segundo alguns estudos.
Abertura
Outro estudo mostrou que as pessoas liberais têm mais discos de diferentes estilos do que as pessoas conservadoras, sugerindo que a abertura mental e musical andam de mãos dadas.
Música faz bem à saúde
A boa música aumenta a tolerância à dor e reduz ansiedade.
Música e criatividade
Quem trabalha com alguma música de fundo consegue ser mais produtivo enquanto a música alta estraga a produção. A música de fundo não melhora a concentração mas ajuda no ginásio.
Música e dinheiro
A música de fundo influencia a carteira. Os bares com música alta levam as pessoas a beberem mais. As floristas com música romântica vendem mais, assim como os restaurantes com música pop, jazz e clássica.
Associações
A sua música preferida é provavelmente a sua predileta porque você a associa a um evento emocional na sua vida. A música que apreciará quando estiver na meia idade é também muito provavelmente a que ouvia entre os 16 e os 21 anos, pois está associada aos primeiros amores e à entrada na idade adulta, sendo mais fácil recordar esta época.
Contacto
O facto de um músico estabelecer contacto ocular ou não com o público num concerto, e o que este veste, afeta o gosto do público pela sua música.
Estes factos sobre música foram publicados pela revista Time.