Para se elaborar uma lista de 10 gadgets que mudaram o mundo tiveram-se em consideração aparelhos eletrónicos produzidos em grande escala, com grande utilidade e de fácil manuseamento.
Estes 10 gadgets que mudaram o mundo ainda hoje fazem toda a diferença nas nossas vidas.
10 gadgets que mudaram o mundo
Leitor de MP3/iPod
Os primeiros leitores de MP3 surgiram em 1999, permitindo às pessoas reproduzir áudio em qualquer lugar. A caminho do trabalho, a pé, a correr, no carro, na praia, etc, a música passou a caber num pequeno aparelho que não necessitava de mais nada (à exceção de pilhas ou bateria carregada). Mais prático que o Walkman ou Discman, o leitor de mp3 veio para ficar.
O iPod não foi o primeiro leitor de MP3 mas foi sem dúvida o mais sucedido, vendendo milhões em todo o mundo e inspirando outros aparelhos. Juntamente com o iTunes ajudou a criar a era MP3.
Câmara fotográfica digital
Hoje todos somos fotógrafos graças a este gadget, cujas origens datam de 1969 e ao trabalho da Kodak. A primeira foto, com 0.01 megapixels, demorou um minuto a ser tirada e mostrada, mas revolucionaria a história da fotografia e da era digital. Ironicamente, a Kodak acabaria por fechar as portas e desistir da concorrência no negócio que a própria criou.
Disquete/USB Flash Drive
As primeiras disquetes permitiam o armazenamento de dados até 80 kB, em 1971. Antes da Internet eram o único meio de propagação de vírus nos computadores. Hoje já não são necessárias inúmeras disquetes para guardar imagens, vídeos, jogos, trabalhos e todo o tipo de informação que queiramos partilhar e transportar: dispomos de uma pen USB de enorme capacidade ou de um disco externo.
PC/Computador Portátil
O Atanasoff Berry Computer (ABC) foi o primeiro aparelho eletrónico digital de computação, nascido em 1937, mas seria nos anos 70 que surgiriam os primeiros computadores pessoais, com monitor e teclado integrados.
O Commodore 64 (1982) foi um dos computadores pessoais mais vendidos de todos os tempos, a IBM seria determinante neste ramo, e a Apple lançaria um computador pessoal (iMac) em 1998 de design atrativo, unindo o processador e o monitor num só.
Osborne 1 seria o primeiro computador portátil conhecido, lançado em 1981 por Adam Osborne (porém há quem afirme que foi o Grid Compass em 1980). Era uma espécie de mala, com uma alça para o carregar quando fechado, bem longe dos netbooks atuais. Tinha um processador de 4 MHz, tela monocromática de 5 polegadas, 64 Kb de memória RAM, dois drives de disquete e a opção de incluir uma bateria. Hoje a vida parece impossível sem este tipo de computador, que transformou o mundo do trabalho.
Telemóvel/Smartphone
O primeiro telemóvel foi uma obra da Ericsson, em 1956, instalada no porta bagagens do carro, pesando cerca de 40 quilos. Em 1973, surgiu o Motorola Dynatac 8000X, com 25 centímetros de comprimento e 1 quilo, um telefone verdadeiramente portátil.
Décadas mais tarde os telemóveis massificaram-se, muito culpa da Nokia, com modelos como o 3310. O Blackberry seria o primeiro telemóvel pensado para ser também um mini computador, e em 2007 a Apple revolucionaria o mundo dos telemóveis, apresentando o iPhone. É o gadget mais usado de sempre.
Consola de videojogos
A indústria dos videojogos vale biliões, reunindo adeptos fervorosos e fazendo mais sucesso que os grandes blockbusters de Hollywood. A sua génese data dos anos 70, quando a Atari 2600 mereceu a produção de cartuchos de jogos em número ilimitado, dando asas à miríade de consolas que hoje dispomos: das mais potentes PS3 e XBOX 360, às mais pequenas e portáteis como a PSP e Nintendo 3DS.
Cartão magnético
Quantos cartões leva consigo no seu bolso todos os dias? O que seria de si sem um cartão de débito ou crédito na mão? Mal damos por eles mas servem para vários fins, sendo uma forma de acesso a locais e meios, de identificação, de efetuar transações bancárias e comerciais, entre outros. A sua origem prende-se numa medida de segurança do sistema norte-americano.
Rádio
A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida por Marconi, no fim do século XIX, mas o mérito da criação do rádio foi concedido a Nikola Tesla, o homem que "espalhou luz sobre a face da Terra", já que Marconi usara 19 patentes de Tesla no seu projeto. O primeiro meio de comunicação de massas foi importante no decorrer de guerras, enganou as pessoas com os relatos de invasão marciana de Orson Welles, e ainda hoje é indispensável, seja no carro, telemóvel ou computador.
Televisão
Pouco mais se pode dizer deste meio de comunicação que ainda não tenha sido dito. Quantas horas das nossas vidas passamos já a adorar o ecrã da televisão? De filmes a desporto, de notícias a desenhos animados, a televisão ainda vive no século XXI e cabe até no pequeno ecrã do smartphone.
Relógio de pulso/despertador
Se o despertador foi o impulsionador da revolução industrial o relógio de pulso foi o revolucionador da dimensão tempo: com ele no pulso sabemos sempre onde devemos estar e a fazer o quê. Apesar de ser uma invenção do século XIX, os relógios só se tornariam digitais nos anos 70 com a Pulsar.