10 Maneiras de Manter a Calma e a Paciência no Trabalho

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Antes de explodir e fugir de vez para as Bahamas, veja 10 formas de manter a calma e a paciência no trabalho.

Respirar

Já deve ter ouvido esta dica antes, mas... funciona. Em vez de abrir a boca para dizer algo que se pode arrepender, ou para gritar, feche-a. Inspire bem e conte até dez. isto ajuda a colocar as coisas em perspetiva e a travar conflitos.

Ouvir música

Coloque uns auriculares e a sua seleção de músicas preferidas a tocar. Pesquise músicas relaxantes no YouTube. Este é um dos pequenos truques para combater o stress no trabalho.

Fazer um intervalo

Cometa um pequeno crime no trabalho, fundamental para a sua sanidade. Visite o seu site preferido, pesquise algo que quer comprar há muito, faça um post no blog ou Facebook, jogue um pouco, etc. Se puder dê um salto lá fora. O ideal é recuperar a boa disposição antes de voltar a trabalhar.

Ter o seu cantinho

O seu espaço de trabalho deve ter algo que o ajude a manter a calma e alegria. Objetos pessoais, como fotografias, ajudam-no a manter a paciência e a encontrar um sorriso.

Comer doces

Uma dica que costuma resultar para manter o relaxamento, é comer algo doce ao paladar. Tenha pequenas guloseimas à mão.

Escrever

Escreva a situação (ou a o acumular de acontecimentos) que lhe fez perder a paciência no trabalho. Escrever ajuda a exorcizar os males e as frustrações. Depois elimine o documento ou guarde-o como referência, para uma eventualidade futura (mas não o mostre a ninguém).

Desabafar

Desabafe com o colega de trabalho que mais confiança lhe transmita num intervalo, ou final do dia, longe de ouvidos curiosos. Desabafar não resolve a situação mas ajuda ao bem estar.

Desanuviar

Envie mensagens à cara-metade ou amigos, que lhe responderão com igual ou mais carinho. Esquecerá a situação e encontrará a calma no trabalho mais rapidamente.

Abrandar

Abrande um pouco o ritmo de trabalho. Para evitar o stress e caos no trabalho não deve esfolar-se constantemente e fazer tudo ao mesmo: divida as tarefas em vez e atribua prioridades.

Não levar para o pessoal

As queixas e comentários depreciativos não devem ser levados para o lado pessoal, para não se arrastar num poço de angústia. São questões profissionais e não pessoais. Há mais vida para além do trabalho.

Coloque todos os problemas e insatisfações numa gaveta da secretária antes de sair do trabalho, para o bem daqueles que o rodeiam e para o seu próprio bem.

Atualizado em 27/01/2014