Antes de explodir e fugir de vez para as Bahamas, veja 10 formas de manter a calma e a paciência no trabalho.
Respirar
Já deve ter ouvido esta dica antes, mas... funciona. Em vez de abrir a boca para dizer algo que se pode arrepender, ou para gritar, feche-a. Inspire bem e conte até dez. isto ajuda a colocar as coisas em perspetiva e a travar conflitos.
Ouvir música
Coloque uns auriculares e a sua seleção de músicas preferidas a tocar. Pesquise músicas relaxantes no YouTube. Este é um dos pequenos truques para combater o stress no trabalho.
Fazer um intervalo
Cometa um pequeno crime no trabalho, fundamental para a sua sanidade. Visite o seu site preferido, pesquise algo que quer comprar há muito, faça um post no blog ou Facebook, jogue um pouco, etc. Se puder dê um salto lá fora. O ideal é recuperar a boa disposição antes de voltar a trabalhar.
Ter o seu cantinho
O seu espaço de trabalho deve ter algo que o ajude a manter a calma e alegria. Objetos pessoais, como fotografias, ajudam-no a manter a paciência e a encontrar um sorriso.
Comer doces
Uma dica que costuma resultar para manter o relaxamento, é comer algo doce ao paladar. Tenha pequenas guloseimas à mão.
Escrever
Escreva a situação (ou a o acumular de acontecimentos) que lhe fez perder a paciência no trabalho. Escrever ajuda a exorcizar os males e as frustrações. Depois elimine o documento ou guarde-o como referência, para uma eventualidade futura (mas não o mostre a ninguém).
Desabafar
Desabafe com o colega de trabalho que mais confiança lhe transmita num intervalo, ou final do dia, longe de ouvidos curiosos. Desabafar não resolve a situação mas ajuda ao bem estar.
Desanuviar
Envie mensagens à cara-metade ou amigos, que lhe responderão com igual ou mais carinho. Esquecerá a situação e encontrará a calma no trabalho mais rapidamente.
Abrandar
Abrande um pouco o ritmo de trabalho. Para evitar o stress e caos no trabalho não deve esfolar-se constantemente e fazer tudo ao mesmo: divida as tarefas em vez e atribua prioridades.
Não levar para o pessoal
As queixas e comentários depreciativos não devem ser levados para o lado pessoal, para não se arrastar num poço de angústia. São questões profissionais e não pessoais. Há mais vida para além do trabalho.
Coloque todos os problemas e insatisfações numa gaveta da secretária antes de sair do trabalho, para o bem daqueles que o rodeiam e para o seu próprio bem.