10 Passos Para Melhorar a Memória e ser um Mestre na Concentração

Por:

Veja o caminho a tomar se quiser ser um mestre na concentração e se desejar melhorar eficazmente a sua memória.

Exercício físico

Pode pensar que o exercício físico pouco tem a ver com as capacidades mentais mas está enganado. Uma pessoa ativa tem mais volume cerebral do que uma pessoa sedentária. Perder peso por exemplo, melhora o funcionamento da sua memória. Fazer caminhadas, especialmente à medida que a pessoa envelhece, ajuda a preservar as memórias.

Dormir bem

O passo seguinte já é menos exigente. Assim como precisa de movimento, também necessita de repouso. Esqueça as noitadas e diretas. Durma bem todos os dias. Ter uma mente mais desperta durante o dia é uma das razões pelas quais deve dormir mais.

Meditar

Como ser um mestre sem fazer meditação? Os estudos continuam a amealhar benefícios para o cérebro resultantes da meditação. Depressão, ansiedade, concentração, criatividade e aprendizagem são algumas condições melhoradas pela meditação.

Beber bem

Já sabe que o álcool arrasa neurónios e a memória, mas pode não saber quais são as bebidas amigas da memória. O chá verde é uma delas, a água e também um pouco de vinho tinto (um copo por dia). Se quiser ter uma memória de mestre deve também evitar fumar.

Comer bem

No capítulo da comida deve caprichar em alimentos como nozes, amendoins, peixe, brócolos e frutas vermelhas.

Rir

Quanto mais feliz estiver melhor será para a sua memória. Uma vida recheada de amizades e de bons momentos, pautada pelas gargalhadas, leva a benefícios cognitivos. A interação social pode ser o melhor exercício para o cérebro. Para manter a memória em forma, assim como a saúde emocional e mental, deve procurar manter relações significativas e divertir-se.

Rir é o melhor remédio porque entre outros efeitos desperta áreas do cérebro vitais para a aprendizagem, associação e criatividade.

Recordar

Se ligar emoções será mais fácil recordar algo, sendo que as positivas têm sempre vantagem sobre as negativas. Além de boas experiências, precisa de manter as memórias destas vivas. Quanto mais vezes recordar os bons momentos mais fácil será o seu registo.

Para recordar algo a associação é sempre eficaz. Consegue mais facilmente recordar um pin constituído por 4 números aleatórios ou um pin constituído com a sua data de nascimento? Misture momentos e inunde o seu cérebro de memórias e associações positivas.

Focar

Fazer várias coisas ao mesmo tempo distrai o cérebro. Prefira identificar as prioridades do momento e resolver uma questão de cada vez. Quanto mais focado, mais facilmente se lembra de algo.

Coordenar

Porque razão uma pessoa volta ao sítio onde estava para se lembrar de algo? É mais provável que se lembre de algo se encontrar-se na mesma posição de quando a memorizou ou proferiu. Coordene os meus movimentos de aprendizagem. Se estudar com as pernas cruzadas numa certa forma, tente responder ao teste na mesma posição.

Coordene também os cheiros, que despertam memórias facilmente. Pode deitar uma fragância numa mão na altura de estudar um determinado tema e colocar o mesmo odor na hora de dissertar sobre o mesmo.

Exercício mental

A parte mais exigente para treinar a memória é a de exercitar o cérebro. Mas mesmo esta pode ser facilmente trabalhada. Pode fazer do cérebro uma máquina de jogar xadrez , de completar o sudoku ou um dicionário de vários idiomas, mas para trabalhar o cérebro e despertar áreas adormecidas deste basta fazer algo de diferente diariamente, ler diferentes tipos de livros, usar a mão menos utilizada mais vezes, etc. O que interessa é sair da zona de conforto, desafiar e estimular o cérebro, mantendo-o fresco.

Atualizado em 18/03/2014