10 Razões Comuns Para Se Pedir Divórcio

Muitos casamentos não aguentam determinados acontecimentos. Os principais motivos para se pedir divórcio são de origem variada mas todos eles têm algo em comum: a insatisfação.

Estas são sérias razões para se pedir o divórcio, ao contrário das razões mais incríveis para este pedido.

Falta Comunicação

A falta de comunicação entre o casal é uma das principais causas do divórcio segundo vários estudos sociológicos sobre o divórcio. Tanto os homens como as mulheres apontam para este fator como um motivo forte para o divórcio.

Falta de comprometimento

Um casamento é um compromisso. Até que a morte o interrompa. Mas grande parte dos casais da atualidade esquece-se da validade dos votos que fez, puxando cada cônjuge a brasa para a sua sardinha e falhando no compromisso que estabeleceu.

Falta de amor

A rotina, o tédio e outros condicionalismos levam por vezes à ausência do amor entre o casal, que se torna depois em amizade e pouco mais do que isso. Sem amor nenhum casamento sobrevive.

Ausência de intimidade

As insatisfações na vida de casado podem ser de diferentes ordens. Uma insatisfação comum é a falta de intimidade do casal.

Isolamento

A ausência de intimidade, de amor ou de comprometimento leva ao isolamento de um dos cônjuges. Basta uma pessoa se sentir isolada para o casamento cair por terra.

Infidelidade

Perdoar uma traição não é fácil. Voltar a acreditar numa pessoa que mentiu não está ao alcance de todos. Por essa razão muitos casamentos desabam após uma traição.

Vícios

Mais do que uma pessoa, os vícios destroem um casamento e mesmo uma família. Seja o vício do jogo, do álcool, ou das drogas, o casamento que consegue sobreviver a um vício é raro.

Filhos

O nascimento de um filho pode ter um efeito negativo no casal. Não só na mulher que pode cair em depressão como no próprio casal em si que entra em discussões quanto às obrigações relativamente aos filhos ou que se torna impotente para lidar com a nova realidade da parentalidade.

Dinheiro

A falta de estabilidade financeira faz tremer o casamento. Pequenas brigas sobre dinheiro podem resultar em grandes discussões e por último, a falha em lidar com a situação financeira, pode acabar em divórcio.

Mudança

Numa relação podem surgir desvios de comportamento entre os membros do casal. Mentir, ser injusto, ou tornar-se agressivo, são exemplos de mudança de comportamento que podem tornar o casamento insustentável para uma das partes do casal.

Antes de pedir o divórcio, tenha o cuidado de perguntar a si mesmo algumas questões.

Conheça ainda as razões para não pedir o divórcio.

Atualizado em 02/12/2015