Cada aluno assimila a matéria da forma mais apropriada ao seu perfil. Para assimilar melhor a matéria, escolha uma (ou várias) das seguintes 14 dicas.
Esquemas de estudo
Através de esquemas de estudo a informação pode ser resumida para o mais importante, sendo mais facilmente interligada e hierarquizada, assim como mais rapidamente memorizada.
Associar informação
Se alguma palavra ou conceito parece demasiado complexo, o melhor é associar essa palavra/conceito a algo bastante conhecido e adorado pelo aluno, que apresente semelhanças pelo nome, função, imagem ou desempenho.
Associar pela primeira letra da palavra também ajuda a reter a matéria. A ideia é passar algo que parece abstrato para algo concreto, familiar ao aluno, vestindo-o com outras roupagens.
Resumir informação
Se resumir a matéria a alguns conceitos ou palavras chave, e cada palavra for reduzida a uma letra, o aluno pode depois fazer uma palavra com essas iniciais e garantir assim que não se esquece da matéria. A técnica é de dividir para conquistar.
Lead
O lead jornalístico é útil para resumir e interiorizar um estudo teórico, como na disciplina de História, por exemplo. Se o aluno conseguir apreender o mais importante (o como, o quando, o onde, o quem, o quê e o porquê), ele estará no bom caminho para um bom resultado.
Revisão
O truque de rever a matéria dada uns minutos ao fim de cada dia é exigente, mas traz frutos a longo prazo, já que o aluno interioriza mais informações e tem maior facilidade de relacionar a matéria.
Repetição
Repetir várias vezes a matéria e em voz alta ajuda a mente a reter a informação mais rapidamente.
Ouvir
Se a repetição ajuda à assimilação, que tal gravar a matéria no mp4 e ouvir a mesma enquanto se dorme uma sesta ou se faz outra atividade?
Escrever
Se o aluno escrever a matéria dada e fizer os seus apontamentos, ele estará como que ler a matéria por 3 vezes.
Decorar
Os alunos que têm mais facilidade de decorar textos podem ler o texto algumas vezes. Depois, podem ler a primeira linha, tapar o texto para recitar de memória e passar para a segunda linha, repetindo desde a primeira. Linha por linha, começando sempre pela primeira, deve-se continuar com a repetição.
Desenhar
Os alunos mais visuais podem assimilar a matéria mais rapidamente se fizerem desenhos e representações da matéria de estudo.
Ser o professor
Para praticar a matéria, o aluno também se pode armar em professor e dar uma aula imaginária enquanto disserta sobre aquilo que aprendeu.
Exercitar
Para algumas mentes é mais eficaz resolver exercícios e responder a questões para assimilar os diferentes conteúdos.
Organizar o estudo
Organizar o estudo (desde escolher o melhor local de estudo a manter uma atitude atenta nas aulas) ajuda também a assimilar a matéria dada com mais rapidez.
Descansar
Para o cérebro apreender toda a matéria, ele precisa também de descansar. É preciso saber quando parar no estudo (quando o estudo não for produtivo e o cérebro estiver cansado) e dormir bem durante a noite. Este é o truque mais divertido para assimilar a matéria.