Alguns irmãos são famosos no mundo do futebol. Outros passam despercebidos. Estes são os casos de duplas de irmãos desequilibradas, ou seja, enquanto um irmão é famoso, o outro vive na sua sombra.
Diego e Lalo Maradona
Diego Armando Maradona dispensa apresentações. Foi um dos melhores jogadores do mundo de sempre. Já Lalo Maradona dececionou no Granada. Hugo Maradona, o irmão mais novo de ambos, também foi futebolista, mas não singrou na Áustria e na Venezuela.
Éric e Joel Cantona
Éric é uma lenda viva do futebol mundial que encantou a Inglaterra. Joel não passou de uma aposta de clubes modestos de Inglaterra.
Christian e Max Vieri
Christian foi um monstro das balizas e da área, como avançado foi tremendo. Max, o mais novo, esteve em clubes menores de Itália, jogando até pela seleção australiana, já que nasceu em Sydney.
Kaká e Digão
Toda a gente conhece Kaká, craque brasileiro campeão europeu e mundial. Já de Digão quase ninguém ouviu falar, não tendo brilhado sequer no Penafiel.
Clarence e Chedric Seedorf
Clarence ganhou a Champions por 4 vezes. Chedric também tem um número 4 na carreira: jogou na quarta divisão de Itália.
Wayne e John Rooney
Os dois despontaram no Everton mas um chegou ao topo do futebol mundial enquanto outro se afundou na quarta divisão.
John e Paul Terry
John brilhou nas grandes competições inglesas e europeias pelo Chelsea. Paul, mais velho, ficou-se pelos escalões secundários de Inglaterra.
Bastian e Tobias Schweinsteiger
Bastian ganhou grandes títulos pelo Bayern e com a camisola da Alemanha. Tobias pouco mostrou nos escalões inferiores.
Mario e Fabian Götze
Mario é campeão do mundo pela Alemanha. Fabian, dois anos mais velho, ainda nada mostrou ao mundo, jogando em equipas B.
Hamit e Halil Altintop
Os gémeos turcos podem enganar o adepto mais despercebido. Halil passou pela Alemanha e Turquia mas apesar do nome, nunca chegou a clubes “top” como Hamit, o outro Altintop (Bayern Munchen, Real Madrid).
Xabi e Mikel Alonso
Xabi ganhou os maiores títulos com a Espanha e o Real Madrid. Mikel, o mais velho, nunca se afirmou no mundo do futebol. O pai, Periko Alonso, também foi jogador de futebol.
Salomon e Bonaventure Kalou
Salomon ganhou a Champions pelo Chelsea. Bonaventure foi ídolo no Feyenoord e fez dupla com Pauleta no PSG mas voltou à Holanda, ao Heereveen.
Rio e Anton Ferdinand
Rio foi por duas vezes o defesa mais caro do mundo e ficou na história como um dos defesas ingleses mais sólidos de sempre. Anton também se formou no West Ham, mas pouco mais há a dizer sobre ele. Os dois são primos de Les Ferdinand.
Toni e Felix Kroos
Toni é campeão do mundo pela Alemanha e pelo Bayern Munich. Felix joga no Werder Bremen, carecendo ainda de títulos.
Fabio e Paolo Cannavaro
Fabio é o único defesa da história do futebol que ganhou o título de melhor jogador do mundo. Paolo jogou no Nápoles mas nunca pela seleção italiana. Estreou-se no Parma, ao substituir o irmão Fabio num jogo.
Eden e Thorgan Hazard
O primeiro brilha no Chelsea. O segundo também está no Chelsea mas pouco brilha, já que pouco joga.
Luisão e Alex Silva
Os dois defesas centrais. Um, ídolo no Benfica, o outro, foi dispensado do Boa Esporte.
Júlio César e Espíndola
Jogaram os dois no Flamengo, um guarda-redes, o outro avançado. As carreiras foram totalmente opostas, tal como as suas posições no campo.
Mário e George Jardel
Super Mário foi o melhor marcador do mundo durante 2 anos. O irmão mais novo veio para o Benfica mas acabou no Montalegre, onde sofreu um enfarte e foi obrigado a parar a carreira de futebolista.
Carlos Alberto e Fernando
Carlos Alberto deliciou os adeptos do Porto com um golo na final da Liga dos Campeões e espantou treinadores como Alex Ferguson na sua passagem pela Europa. Fernando é menos habilidoso (e polémico).
Túlio Maravilha e Télvio
Gémeos mas só fisicamente. Futebolisticamente, Túlio foi uma maravilha, Télvio nem por isso: acabou carreira aos 30, no Francana.
Thiago e Rafael Alcântara
Ambos do Barcelona, mas um com mais destaque do que o outro. Rafael teve de ir por empréstimo para o Celta, para conseguir jogar. São filhos do craque brasileiro Mazinho.
Ronaldinho e Assis
Ronaldinho foi um sorriso no rosto do futebol mundial. Roberto Assis, irmão mais velho, é mais conhecido por ser o empresário de Ronaldinho. Ainda passou pelo Sporting e pelo Estrela da Amadora.
Wesley e Jeffrey Sneijder
Wesley, um astro do futebol mundial. Jeffrey desistiu aos 26 do futebol, sem grande sucesso em clubes menores da Holanda. Rodney, o terceiro irmão Sneidjer, segue as pisadas de Jeffrey mas ainda é jovem.
Bruno e Geraldo Alves
Dois defesas centrais, filhos de futebolista, mas com sortes diferentes. Um foi símbolo do FC Porto, ganhando tudo o que podia ganhar. O outro passou pelo Benfica mas foi relegado para o Paços de Ferreira e depois rumou para a Roménia.