Ser vegetariano traz consigo vantagens importantes. Se está indeciso se deve deixar de saborear um bom bife, conheça abaixo as 3 principais vantagens de ser vegetariano.
Saúde
A principal vantagem de ser vegetariano é o ganho em saúde. Segundo vários estudos, os vegetarianos apresentam um menor nível de colesterol no sangue, um menor índice de obesidade e de alcoolismo, de hemorroides e síndrome do cólon irritável, menor probabilidade de cancro do pulmão, de doença coronariana, de diabetes e doutras complicações, como a prisão de ventre.
Além de ajudar na prevenção de doenças, a dieta vegetariana pode ser usada como complemento em tratamentos. Ao preterir a carne, a pessoa está consumir menos gordura, sal, hormonas, toxinas animais e outras substâncias prejudiciais à saúde. Porém, a dieta tem de ser bem planeada e equilibrada, para evitar deficiências nutricionais.
Outros benefícios encontram-se no combate ao envelhecimento da pele e na menor pressão arterial, no melhoramento da circulação sanguínea e da digestão, e o aumento de energia.
Poupança
As frutas, os vegetais e cereais são na maioria mais baratos do que os alimentos da alimentação omnívora. Estima-se que ser vegetariano acarreta uma poupança de 25% na alimentação.
Meio ambiente
Outra poupança permitida pelo vegetarianismo está no mundo animal. Por um lado contribui para o menor consumo de animais, por outro incentiva o cultivo de vegetais. É uma vantagem individual (leva ao bem estar da pessoa) e global (contribui para um menor consumo universal).