Um abraço por dia não sabe o bem que lhe fazia. Pelo menos até ler este artigo. Estes são os benefícios do abraço que lhe dizem para abraçar mais no seu dia a dia aqueles de que gosta. A começar já hoje.
Redução do stress
O abraço traz vantagens para a saúde. Abraçar liberta oxitocina, uma substância que relaxa o corpo, conseguindo diminuir a pressão arterial, o stress e a ansiedade.
Bem estar
A oxitocina, produzida no hipotálamo, no centro do cérebro, está associada ao bem estar. Ela ajuda a pessoa a sentir-se melhor. As endorfinas libertadas pelo abraço também contribuem para a sensação de felicidade, sendo equiparadas a um bom treino físico ou a uma degustação de chocolate.
União
O ato de abraçar funciona como meio de comunicação e de união entre duas pessoas, relembrando a ligação estabelecida entre os pais e os filhos, quando estes se abraçavam. Para criar adultos menos stressados, convém abraçar as crianças de hoje constantemente.
Para os casais, o abraço pode até ser mais importante para gerar união do que o beijo, segundo investigadores.
Segurança
A dopamina gerada por um simples abraço funciona como um estimulante, originando uma sensação de prazer no cérebro. Ao criar euforia no cérebro, a pessoa sente-se mais segura, esquecendo-se de sentimentos de isolamento, medo, solidão e raiva.
Cura
Os abraços têm propriedades curativas. Eles podem reforçar o sistema imunológico ao aumentarem os níveis de hemoglobina no sangue. Abraçar alguém de que se gosta relaxa os músculos, alivia a tensão no corpo e balanceia o sistema nervoso. Abraçar estranhos (pessoas com as quais não se tem a mesma ligação emocional) também pode trazer vantagens, se o ato for encarado com divertimento e descontração.