O avanço da tecnologia tem levado ao fim de postos trabalho humanos e mesmo ao sufocar de várias coisas aos poucos. As habilidades humanas sofrem da mesma sina. Algumas capacidades humanas estão a morrer aos poucos com o progresso tecnológico. Estes são 5 exemplos.
Calcular
As professoras tiveram imenso trabalho para nos ensinarem a somar, subtrair, multiplicar e dividir. Ainda se lembra como se faz divisões com números de dois dígitos? Hoje em dia toda a gente usa a máquina de calcular do computador ou do telefone para fazer contas, deixando o cálculo mental entrar em vias de extinção.
Memorizar
Na dúvida quanto a um facto histórico, a um disco, um filme ou uma receita, já não se recorre à memória. É mais rápido e seguro visitar os arquivos da internet. Se acha que anda com a memória em falha veja 7 truques simples para melhorar a memória.
Orientação
Pode conhecer a sua cidade melhor do que um taxista e mesmo assim isso não lhe vale muito. Atualmente com um GPS todos sabemos encontrar um local desconhecido rapidamente.
Conduzir
A coordenação motora também fica destreinada com todos os facilitismos que a tecnologia permite. A direção é assistida, os sensores medem as distâncias e o estacionamento paralelo já é automático em certos modelos de carros, por exemplo.
Escrever
Quando foi a última vez que escreveu à mão? Mesmo a lista de compras é feita no smartphone (o próprio smartphone leva à extinção de 23 coisas). Ter uma excelente caligrafia já não é relevante num mundo onde quase tudo se escreve ao computador.
Pode ainda ler sobre as formas da tecnologia nos tornar mais desumanos.