Alguns exames (como ao colesterol) requerem fazer jejum pois a alimentação pode interferir nos resultados. Em caso de ter de fazer exames em jejum, estas são algumas dicas que lhe vão ajudar a fazer os exames sem qualquer stress.
Beber água
Sim, quem tem de fazer exames em jejum pode beber água como habitualmente. A não ser que o médico tenha feito alguma indicação em contrário.
Perguntar
Procure saber quantas horas precisa de estar em jejum. Para se fazer um exame tranquilamente e eficazmente basta perguntar ao médico ou no local das análises sobre os cuidados a ter e o tipo de exame em questão.
Um exame pode requerer uma determinada quantidade de horas em jejum. Se alguns exames só requerem 8 horas de jejum (como à glicose), outros já requerem 14 horas (triglicerídeos). Para crianças não se aconselha um longo período de jejum.
Estabelecer horário
Nem todos os exames precisam de ser feitos pela manhã. Este período é apropriado pelo facto do corpo estar em repouso durante a noite e do tempo de jejum passar mais facilmente, mas alguns exames requerem poucas horas de jejum, podendo ser feitos durante a tarde.
Fugir ao tabaco e álcool
Quem fuma ou bebe álcool com regularidade deve ter o cuidado de se negar a estes na altura de fazer análises. Alguns exames podem pedir até uma abstinência de 3 dias. Tomar café influencia também o resultado de umas análises.
Manter hábitos
Deve fugir aos hábitos referidos mas outros pode manter. Caso não lhe indiquem em contrário, deve manter a alimentação habitual antes de fazer jejum e continuar a utilizar a medicação da forma recomendada.