Dizem que a música é um alimento para a alma e de facto existem problemas que a música consegue resolver. A música é terapêutica, infiltrando-se no cérebro mais do que qualquer outra experiência humana.
Falta de memória
O documentário “Alive Inside” (2014) fala sobre a capacidade da música ajudar a combater a perda da memória, reavivando as memórias de pessoas idosas com alzheimer. Tão simples quanto isto: a música desperta emoções, e as emoções despertam a memória.
Pouco peso
Em certos hospitais recorre-se à musica para tentar aumentar o peso e a força dos bebés prematuros. Ritmos semelhantes ao bater do coração da mãe, e música clássica calma, reduz a energia despendida pelos bebés e a dor que estes sentem, ajudando ao ganho de peso, de acordo com os investigadores.
Falta de informação
A música ajuda à educação. É muito frequente utilizar-se canções para ensinar as crianças na escola, pois facilita a retenção da informação.
Coração Partido
A música pode ajudar a fortalecer o coração. Não só de quem sofre de amor, como de quem sofre de ataque cardíaco. Música alegre, que faz a pessoa sentir-se bem, ajuda a diminuir a pressão arterial e a ansiedade, o que é importante em pessoas que sofreram ataques cardíacos e que foram submetidas a operações no coração.
Performance desportiva
Ouvir música energética durante o treino aumenta a capacidade desportiva em 20% de acordo com um estudo inglês, que comparou essa percentagem ao efeito das drogas, sendo as duas percentagens semelhantes (mas uma delas legal).